sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ACASO - 17 -

- Cléo Pires -
- 17 -
VIA LÁCTEA
O acadêmico professor emérito presidente da sessão, professor catedrático Jaime dos Campos fez de si a palavra para que fosse feita pergunta ao aluno mediano pelo acadêmico professor da direta dos trabalhos naquela ocasião. O professor da direita teria direito as três perguntas da questão em debate. E assim foi feito. Com seu bigode de dar inveja a qual cara pálida, esse professor formulou a seguinte questão.
A questão: Geografia:
--- Meu dileto aluno. A que se prende o estudo da Geografia? – foi o que perguntou o ilustre professor de bigodes amplos.
Resposta:
--- Bem. Nada a temer. A Geografia é uma ciência quem tem por objetivo o estudo da superfície terrestre, se nós estivermos a estudar apenas a nossa Terra. – relatou Joel Calassa.
O bigodudo olhe bem por cima dos óculos de armação de tartaruga para sentir se o garoto estava lendo a resposta em algum álbum. Vendo não estar, prosseguiu.
Terra. A segunda pergunta.
--- Muito bem. Resposta certa. Agora me diga o que é a Terra? – fez a pergunta o velho senhor de bigode.
Resposta:
--- Muito bem. A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos nove planetas do sistema solar. – respondeu Joel sem temor de erros.
O professor continuou a olhar o garoto para ver se não havia sopro de alguém. Não havendo, ele prosseguiu na ultima questão.
Pergunta. Quantos Planetas.
--- Muito bem. Agora eu peço ao nobre estudante citar quanto e quais são os planetas do nosso Sol. – foi a terceira pergunta.
Resposta:
--- Muito bem. Cito: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. ... E Plutão. Esse foi descoberto em 1930. Em breve ele será considerado planeta anão e sairá da fila dos planetas ficando apenas oito planetas. Ele e mais quatro planetas anões. – Satisfeito? – indagou Joel ao mestre acadêmico sem sorrir.
Consideração:
--- Mas quem disse ser o Planeta Plutão um planeta anão? – perguntou o professor acadêmico
Resposta:
--- Essa é outra pergunta? – quis saber Joel.
Volta:
--- Não. Obrigado! – disse o professor letrado e desceu do seu palanque dirigindo a bancada dos cinco mestres..
Ao chegar à mesa dos professores eméritos o primeiro professor confabulou com a turma de cinco mestres a dizer ter o aluno Joel Calassa respondido a contento às questões, mas se referiu a um assunto desagradável, pois ele mesmo professor não tinha ouvido falar em que Plutão seria desclassificado de planeta e invertido a um planeta anão. Para o professor emérito esse era um assunto delicado e, provavelmente aquele escolar estaria divagando na questão, caso muito serio para se comentar assim em publico. Um dos mestres divagou e deu razão ao aluno, pois talvez ele tenha lido algo a respeito em alguma revista cientifica. Esse casou levou uns cinco minutos até que o outro mestre saiu de sua cátedra para fazer as perguntas necessárias e ver se era bem respondias e com acerto regular.
A questão:
--- Meu caro aluno, Eu tenho direito a três perguntas. Porém vou me ater a apenas uma questão, pois vejo que o senhor (e deu um leve sorriso sacudindo a barriga proeminente) está deveras cansado. (e olhou para Joel por cima dos óculos de grau). O assunto é: Galáxia. Bem vejo que vossa senhoria está bem situado no assunto. Portanto eu pergunto: o que é uma galáxia? – fez a pergunta o professor barrigudo.
Resposta:
--- Muito bem. O senhor quer que eu fale sobre a Via Láctea ou sobre todas as galáxias? Se for sobre a Via Láctea, é essa galáxia que nós estamos a viver. Mas, ela é uma galáxia de mais de um bilhão de corpos, como o sol, a Terra, satélites e muita poeira estelar. A composição dessa galáxia é de duzentos bilhões de estrelas. Mas há estudos a apontar para quatrocentos bilhões. Isso diverge entre a ciência. Sua massa é de um trilhão e 750 bilhões de massas solares. A sua idade se calcula em 14 bilhões de anos. Para mim essa idade é muito pouca, por sinal. – relatou Joel Calassa para o corpo de professores que calaram com a resposta.
E o professor:
--- Menino? O senhor está certo do que afirma? – indagou perplexo o professor.
Comentário:
--- Bem. É isso o que está escrito nos compêndios. E tem mais: Núcleo, Bulbo Central, Disco e Braços Espirais. O senhor que ouvir?- indagou Joel muito sério.
Resposta:
--- Garoto! O senhor quer me fazer de besta? Eu sou um catedrático em Geografia. Não me venhas com asneiras. Coisas que eu já sei. Ora! O senhor quer me fazer de besta! – reclamou o professor descendo as escadas da tribuna e reclamando severamente de braços para cima a dizer.
--- Ora essa! Ora essa! Ora essa! – e se sentou na banca examinadora sempre a dizer o Ora essa! Como saiu da tribuna.
O Presidente:
--- Bem. O aluno se sente a vontade ou quer sair para o seu lugar? – perguntou o presidente da mesa escrutinadora.
Resposta.
--- Estou à vontade, sim senhor! – respondeu Joel Calassa sem sorrir.
Todo o auditório estava em um silencio sepulcral. Podia-se ouvir até os passos de uma formiga pois nenhum vestígio de barulho seria necessário. E foi então que o presidente dos trabalhos rogou a ser atendido pelo o garoto Joel Calassa.
Retribuição:
--- Pois não, Mestre. Pode fazer a pergunta: - relatou o garoto bem serio ainda.
A questão;
--- O aluno deve saber da existência de mais galáxias. Então me cite quantas há no Universo – perguntou o presidente da mesa escrutinadora.
A Resposta:
--- Muito bem. O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos. Temos nebulosas de vários tipos, aglomerados de estrelas entre outros unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum. Uma galáxia é denominada como um sistema astral composto de numerosos e variados corpos celestes, sobretudo estrelas e planetas. O olho nu só pode ser vistas até três galáxias diferentes: Andrômeda, Markarian, trezes vezes o tamanho da Via Láctea  e Abell, oitenta vezes o tamanho da nossa galáxia. – respondeu Joel Calassa e calou.
O presidente dos trabalhos, com orgulho, se levantou de sua poltrona para dizer:
--- Muito bem. O senhor mostrou o que sabe a respeito da matéria. – falou alto o presidente dos trabalhos, Jaime dos Campos. E saiu para abraçar o infante aluno.
Todos os presentes no auditório se levantaram para aplaudir o garoto Joel Calassa. O pai de Joel, comovido com as respostas dadas pelo o filho se abraçou com ele dando-lhe a imensa ternura de um pai coruja. A professora do aluno, Maria Eugenia, veio tão mais que depressa abraçar o garoto e chorando de emoção sempre a dizer:
--- Meu herói. Meu herói! Você mostrou o que sabe! – abraçou o garoto tomando-lhe ao colo, beijado com certo afago o menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário