quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O FIM DO MUNDO - 24 -

- TÔNIA CARRERO -
- 24 -
ANDANÇAS
Já era quase fim de tarde quando o casal chegou a um baixio onde não havia água. Era somente areia e nada mais. Otto apeou de sua montaria e foi pegar um pouco da areia para ter certeza ser aquele o rio Seco como ele ficou sabendo. E esfregou na mão um pouco da areia olhando para a sua noiva. A moça, na água foi quem respondeu:
Vanesca:
--- Rio Seco. Nós estamos no cercado da fazenda do meu pai. – comentou a moça sem graça.
O rapaz olhou bem para as suas mãos e soltou aquele resto de areia e passou a limpar seus dedos nas calças um tanto gastas. Ele olhou para a sua esquerda e nada observou. A moça foi quem disse ter visto uma porção de gente como se fizesse procissão.
Vanesca:
--- Lá em cima vai um monte de gente. Até parece uma procissão. – comentou a moça.
O rapaz olhou para a outra direção e viu as pessoas todas em fileiras. Porém não viu nenhum padre. E por isso indagou:
Otto:
--- Procissão? Por quê? – indagou o rapaz com o rosto meio  intranquilo.
Vanesca:
--- Não sei. Aqui se faz procissão sem motivo algum. – refletiu a moça.
Otto;
--- Pode ser. Parece cobra se arrastando. – comentou Otto e sorriu.
Vanesca se virou para o outro lado e comentou:
Vanesca:
--- Nessa terra, um homem “ofendeu” a uma menina. – disse a moça a refletir.
Otto:
--- Onde? – indagou o rapaz se voltando para o seu lado esquerdo.
Vanesca:
--- Não sei o local. Mas foi nessa terra. A menina tinha seus trezes anos. Ele “ofendeu”. – ressaltou a moça.
Otto:
--- Treze anos? E ela consentiu? – indagou o rapaz com a cara azeda.
Vanesca:
--- Nada. Ele agarrou na marra. Depois fez o que quis. Bruto! E depois foi embora. – relatou a moça.
Otto:
--- E a menina? Ela contou que tinha sido desonrada?! – perguntou admirado o rapaz.
Vanesca:
--- Quem contou foi minha avó. Ela criava a menina desde quando nasceu. A mãe morreu ao tê-la. Pra não ficar sem mãe, a minha avó adotou. E o desgraçado arruinou a menina. – fomentou a moça.
Otto:
--- E ninguém faz nada? – indagou o rapaz com a cara azeda.
Vanesca;
--- Minha avó mandou castrar o animal. Disse que era para não matar. Queria o homem vivo. Mas sem os testículos. E assim foi feito. – cuspiu a moça para um lado.
Otto:
--- Nossa! E ele ainda é vivo? – indagou o rapaz com gesto nervoso.
Vanesca:
--- Eu não o vi mais. Mas era um moleque gordo. Ficou sem a sua macheza. – reportou a moça com rosto sério e sem mágoas.
Otto:
--- É um bruto! Canalha! E a menina? – indagou o rapaz.
Vanesca:
--- Ela cresceu. Mas não quis casar nunca mais. Foi a minha ama. Ela cuidou de mim enquanto eu ainda era pequena. Até mocinha. Hoje, ainda mora na casa do meu pai. Quer dizer: a casa é do meu avô. O meu pai é herdeiro. – reportou a moça sempre tranquila, mas com muita mágoa a se notar.
Otto:
--- Ninguém toca no assunto em sua casa? – perguntou meio confuso o rapaz.
Vanesca:
--- Não! Não tem pra quê! Eu contei agora a você. Não falo do caso com mais ninguém! – fez ver a moça olhando séria para o noivo.
Otto:
--- Faz bem. É segredo de família. Ninguém precisa saber! E ela como se chama? – indagou sem querer o homem.
Vanesca:
--- O povo quer só um toque para espalhar conversa! Seu nome é Corina! – reportou a moça pouco enfadonha.
Otto:
--- E o seu pai foi mesmo para a reserva? – indagou sem querer o rapaz.
Vanesca:
--- Ele é coronel. Foi pra reserva por um desacerto com um General. Ele ainda é moço. Mas tinha tempo de farda. Certa vez, ele deu uma ordem aos seus subordinados e o General deu contra. Isso provocou uma briga entre os dois e meu pai pediu para sair para a reserva. Se algum dia ele voltar a ser chamado, ele volta como General. Se não, fica no mato. – refletiu a moça ao falar.
Otto quis sorrir, mas se conteve. Nada fez para não mais contrariar a moça. Antes do anoitecer os dois caminhava ladeira acima para chegar à casa grande. Tudo era escuro por onde percorriam. A falta da luz da lua era mais traiçoeira do que uma cobra cascavel. Nada havia de luz pelo caminho. Eles percorriam um campo onde toda a presença era notada. Foi então que, de repente, uma voz ecoou nas trevas:
Voz:
--- Alto! Quem vem lá? – perguntou com severidade a voz.
Otto:
--- É de paz! – respondeu temeroso o rapaz.
Vanesca:
--- Deixa que eu indague. Você que ai, tem nome? – perguntou a moça.
Não houve resposta. Apenas um matraquear de uma arma de fogo se fez notar. Vanesca então decidiu falar com o homem.
Vanesca:
--- Ernesto é você? – indagou a moça àquela voz.
O silencio se fez por alguns instantes. E a voz respondeu.
Voz.
--- Dona Vanesca é a senhora? – indagou a voz dentro do mato.
Vanesca:
--- Claro que sou eu. Não está me reconhecendo? Vamos brincar de esconde-esconde? – indagou a moça esboçado sorriso.
Ernesto:
--- Ora! Mas é a senhora mesmo! Se não falasse assim, a senhora teria sido morta. Tem capangas que de lugar. Venha! Venha! Quem é o moço? – indagou Ernesto a sorrir.
Vanesca:
--- Otto! Não reconhece? – respondeu a moça com sorriso largo na face.
Ernesto:
--- Mas eu estou ceguinho. Venha. Agora, com esse lampião à vista eu posso enxergar. Ora mais! Venha! O que a senhora está fazendo pelo meio do mato? E essa égua prenha? – falou Ernesto para os dois perdidos na capoeira.
Otto:
--- Essa égua foi quem nos trouxe! Prenha? Como o senhor sabe? – indagou perplexo o rapaz.
Ernesto:
--- Ela só pode está prenha. Olhe as tetas dela? Vamos cambada. Se acerquem da patroa. – recitou o vaqueiro para o resto da turma
E com muito vagar, conversando causos ocorridos, Ernesto caminhou até chegar a sede da fazenda onde a ama Corina foi a primeira a avistar a jovem Vanesca. De inicio Corina não a reconheceu. Porem, com estava em companhia de Ernesto, a mulher logo falou:
Corina:
--- Vanesca? É você minha filha? Mas é Vanesca sim! – disse a mulher muito agradável por ver a moça em casa àquela hora da noite.
E nesse ponto não teve tristeza ou alegria que desse jeito. Vanesca correu para cima de sua antiga ama, senhora Corina e se abraçou fortemente a chorar.
Vanesca:
--- Sou sim, Corina! Sou eu! – respondia a moça a chorar.
E Corina gritou para dentro da casa:
Corina:
--- Gente! Venha ver quem chegou! – gritava a mulher com certeza a soluçar.
Então vieram o pai, a mãe, e todos os que estavam por dentro do casarão. Aquele era uma alegria total. Vanesca se abraçou com seu pai e sua mãe e não parou de chorar. O velho coronel igualmente vertia lágrimas junto com a mãe de Vanesca, sua mulher Matilde. Gritos e abraços foram à tônica da ocasião. Otto foi apresentado por Vanesca, não por ser bem conhecido. Porque era a vez de se fazer as modéstias amizades como já não cabia mais de chorar. O velho Coronel mandou buscar um porco e falou ser para festejar o noivado da filha, coisa que ele por muito tempo sabia. E todos acolheram os dois com bastante festa e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário