domingo, 26 de agosto de 2012

ISABEL - 37 -

- Isabelle Adjane -
37
ENFERMEIRA
A enfermeira se apressou e, sem contar conversa, fez uma injeção no braço da mulher, dona Dulce Pontes, para tornar. Foi tão rápida a ação que ninguém se deteve para ver, a não ser o enfermeiro Josino e a filha Luiza. O ruge-ruge de pessoas continuava no corredor estreito. Gente passando; gente a espera; gente com um dedo nos lábios a reclamar da demora. Gente de toda classe. A enfermeira colocou a mulher em sentido normal a evitar maiores dissabores para a família. A outra senhora, dona Otilia, também ao desmaio, estava sendo atendida em outra parte do Hospital, vez ter a mesma ficando lúcida, apesar de um pouco tranquila. O vozeiro das pessoas. Os maqueiros a passar com os indigentes; o barulho que se fazia. Tudo isso deixava Luiza intranquila naquela hora da manhã. Josino enfermeiro procurava controlar a mulher com palavras amenas. A enfermeira ainda sorriu para Josino e disse ter a mulher Dulce a se recuperar em instante. E de imediato  se levantou da cadeira feita de pau onde demais pessoas esperavam respostas dos seus doentes. Josino indagou a enfermeira com estava a passar o filho de Dulce e a enfermeira disse:
Enfermeira:
--- Volto já! – disse a enfermeira.
E saiu dali como se estivesse a fazer as suas obrigações. Josino se, pois em ação para ver como estava o enfermo Toré. De imediato, uma auxiliar se aproximou de Luiza a perguntar e a mulher era parenta do internado doente.
Luiza:
--- Sou irmã. A mulher dele está ali.. – fez ver a mulher.
Com uma prancha na mão a auxiliar respondeu precisar de informes mais precisos do paciente cujo problema dava a impressão de ser feita cirurgia. Por isso mesmo a auxiliar indagou do nome completo; estado civil; se já fizera algum tipo de cirurgia; o seu estado de saúde; se tomava algum medicamento; se ele se alimentara naquela hora. E tudo mais. Alguma resposta Luiza tinha de pronto. Outras, só a mulher sabia. Dona Otilia.
A moça agradeceu e saiu. Por alguns minutos voltou à enfermeira a dizer ter o rapaz de ser cirurgiado ainda naquele dia. Disse isso e saiu. Luiza ficou preocupada:
Luiza:
--- Então ele vai ficar internado? – indagou a irmã.
A enfermeira já indo embora se voltou e sorriu. Luiza procurou falar com a esposa de Toré para lhe contar as ultimas informações. A sua mãe ainda estava sentada com a cabeça para trás em estado de sono. Otilia já pouco mais tranquila pelo efeito do remédio, apenas ouviu o dito. Ela não sabia o que fazer naquela hora. O enfermeiro Josino voltou com as suas informações a dizer ter Toré de ficar um dia ou mais.
Josino.
--- Ele vai ser cirurgiado. Deve ficar um dia ou mais. Fica na indigência? – perguntou o enfermeiro.
Luiza:
--- Heim? Indigência? Claro que não. Ponha numa sala mais confortável. – disse a mulher.
Josino:
--- De primeira classe? – perguntou o enfermeiro.
Luiza:
--- Deve ser. – respondeu a mulher de olhos bem abertos.
Josino:
--- Os médicos estão vendo a hipótese de ser feito de forma mais tranquila. Talvez hoje à tarde ele esteja recuperado. – falou o enfermeiro.
Luiza:
--- Ainda bem. Deus te ouça. – reclamou a irmã do enfermo.
De outro lado, a rua onde se deu a tragédia estava toda guarnecida pela Polícia. O corpo do homem continuava exposto no chão. Alguém trouxe uns jornais  para cobrir o cadáver. Toda a área ficou isolada deixando passar apenas pela parte defronte ao defunto. Muita gente a olhar o trágico incidente. Cada qual tivesse sua história. Uns até em desacordo com Toré.
Alguém:
--- Esse Toré tem instinto de mau. – relatava.
Outro:
--- Até não acho. – respondeu.
Terceiro:
--- Quem é Toré?  O defunto? – perguntava um desavisado.
Mulher:
--- Coitado do doido! Ele era doido, era? – indagava a mulher a passar.
Homem:
--- Pra mim está morto e bem servido! – fez vez um homem ao passar.
O sol era aplacado pelas sombras das árvores plantadas no meio da rua. Eram árvores gigantes, de seus vinte metros. As casas, mais sobrados. Defendiam a quentura solar. Nem por isso deixava de fazer calor em todo meio-ambiente. A polícia, em duas viaturas guarnecia o corpo da vítima. O rabecão chegou depois das dez horas. Um médico olhou o corpo e mandou por dentro do rabecão. Ele fez as anotações devidas e não disse nada. Dez e meia: tudo estava liberado. Então ficaram apenas os comentaristas de oportunidade. Um repórter tomou nota e saiu. A equipe de reportagem da Tv já estivera no local instante antes. Fez a reportagem e saiu com pressa. O homem a vender sorvete continuava a oferecer a sua mercadoria. Menino a vender castanhas; outro a vender pirulito. Um bêbado se equilibrava para não cair em meio dos carros estacionados. O rabecão saiu. A  policia, também. Enfim, tudo voltava ao normal. E a vida continuava. Em meio de toda a conversa alguém atinou:
Alguém:
--- Eu vi o morto instante antes. Aliás, ele estava por aqui há três dias. – refletiu o homem.
Outro:
--- E quem era ele? – perguntou um passante.
Terceiro:
--- Talvez fosse inimigo de Toré. – disse o homem e prosseguiu viagem.
O caso foi parar na delegacia. A identificação não foi possível fazer. A vítima não conduzia documentos.  O caso correu para o setor de investigação. Dois policiais foram destacados para se por de frente ao hospital. Um dos tais indagou a Silva, colega de oficio, se tinha a conhecer o homem morto.
Silva:
--- Não sei quem era. Ouvia apenas o disparo de arma. – comentou o policial.
Policial:
--- Esse homem há uns tempos esteve da DP a procura de um relógio. – fez vez o segundo policial quando estava no hospital.
Polivial-1
--- E por que você só disse agora? – perguntou o policial 1.
Policial-2
--- Eu estava querendo lembrar aquela fisionomia. Somente agora atinei. – relatou o homem da polícia.
Silva:
--- Justamente. Você tocou na ferida. É o irmão do suicida. – comentou alegre o investigador.
Policial-1.
--- É melhor a gente voltar para contar a versão. – relatou om agente 1.
Silva:
--- De qualquer forma o rapaz não vai receber alta hospitalar agora. Eu vou ficar aqui e vocês podem ir. – disse o investigador.
Na hora do almoço o pessoal de Toré não sabia como procurar comida. Silva conseguiu uma quentinha e foi saborear defronte ao hospital. Josino enfermeiro arranjou um almoço para as mulheres e a criança Silvia, filha de Toré. Ele mesmo se serviu na cozinha do hospital onde trabalhava dia sim, dia não. Com o acerto feito com a direção do hospital, arranjou-se de imediato um apartamento no primeiro andar da casa de saúde. As ajudantes de enfermagem cuidavam de levar todos os parentes de Toré para o devido quarto bem arejado. Apesar de simples, era um quarto de primeira classe. Havia próximos a equipe de enfermagem e outros a trabalhar constante. Um homem em seu computador a dedilhar os seus afazeres. A moça nem pestanejava. Era apenas a digitar os casos de emergência. Uma enfermeira saiu com pressa do recinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário