segunda-feira, 2 de setembro de 2013

"DEUS" - 47 -

- UNIVERSO -
- 47 -
DEUS EXISTE
Naquele domingo era um dia comum como outro qualquer no Mosteiro. Logo cedo da manhã, os Monges frequentavam à Missa com o mais amplo respeito e devoção. Esse era o costume de todos os Monges a começar pelos noviços. Em tempo de primavera era mais frequente chagar noviço para o Mosteiro de São Simplício, no alto da Serra íngreme para a subida dos mais jovens e a descida dos mais velhos. Sem amparo nenhum, os anciãos, verdadeiros ermitões a viver enclausurados como era o costume até quando tinha pouca idade, viviam eles cercados pelas orações – para os sãos – e de dores reumáticas ou de outras coisas para os mais idosos, dos seus oitenta anos. Alguns nem sabiam da existência da Internet, negócio macabro e enigmático para velhos Monges. Tais ermitões viviam da Igreja para a sua Cela onde passavam o dia em medição e orações quando o sono não os atrapalhava. Após a Santa Missa e o café matinal, todos saíram. Os Monges cantores foram os únicos a retornar ao local onde começaram o ensaio de remotas orações gregorianas quase esquecidas do mundo. Após um passeio pelos belos jardins do Mosteiro, apreciando as orquídeas e açucenas onde brotavam as deslumbrantes flores-de-lis o Abade Euclides volteou pelo largo das áleas com as mãos às costas a bater palmadas uma contra a outra sempre a sorrir, por observar tão majestoso encanto, resolveu retornar ao seu particular escritório onde deixara um palpitante livro sob o titulo de Deus.  E ao seu local costumeiro recostou-se na velha poltrona com as mãos por trás da nuca largando um profundo respirar. As janelas do escritório estavam abertas de lado a lado adentrando no local o perfume do imenso roseiral que o Abade havia visitado instantes antes. E assim, com o peito cheio de refinados aromas vendo as borboletas douradas a saltitar como encanto, sem mais alguma peça para olhar, ele passou às mãos no volumoso tesouro encontrado guardado em sua biblioteca particular.
Durante séculos, a Igreja Católica esteve em guerra com a ciência acreditando que sua existência poderia prejudicar os princípios mais sagrados da fé. Os cientistas ficaram estigmatizados como hereges. Seus avanços eram escondidos da população e às vezes até desmentidos sobre ameaça de morte. Mas, atualmente, há indícios de uma mudança radical. A instalação de um Observatório multimilionário de classe mundial fica a três mil e trezentos metros acima do nível do mar. Seu telescópio de um metro e oitenta consegue sondar a milhares de anos luz das galáxias do Universo. Os cientistas que o estudam são especializados em astronomia e cosmologia. E o que os torna únicos? Eles também são homens de fé que admitiram a ciência como uma ferramenta em sua busca por Deus.
Padre George Coyne - (presidente do Observatório do Vaticano)
--- Temos uma metodologia bem rigorosa que nós vamos aprendendo conforme vamos nos formando cientista.
Dada à história instável da Igreja com a ciência é de se impressionar que haja esse Observatório de ponta.
Barbara Hagerty – Radio Pública Nacional.
--- Desde alguns tempos existia uma aproximação ciência e a religião, onde a ciência explicou mais sobre o Mundo. E as pessoas religiosas sentiram-se cada vez mais ameaçadas. O âmago da ameaça, pra quem tem fé é que a ciência diminua tanto assim que nos deixe de existir. E isso envolve todo modo de vida.
Durante grande parte de o último milênio desafiar a explicação dos eventos naturais da Bíblia era um perigo. No início de 1600 astrônomos foram levados a julgamento quanto suas descobertas científicas conflitaram com crenças religiosas enraizadas. Uma das ideias científicas mais ameaçadoras foi uma teoria desenvolvida pelos astrônomos Copérnico e Galileu.  A Igreja ensinava que a Terra era o centro do sistema solar e que o Sol girava em torno dela. Mas Copérnico e Galileu sugeriram o contrário: que o Sol era o centro do sistema solar. As descobertas de Galileu foram seguidas pela Igreja Católica com se opusesse a Bíblia. Na verdade, é a Terra que se move. O Sol está parado. Isso gerava o conflito. A admissão da ciência é uma mudança. Mas a questão então é: por que agora? A presença da Igreja, o Observatório do Vaticano, quer dizer que a Igreja reconhece o valor da ciência. Esses conhecimentos foram repassados aos astrônomos por seu intermédio.  Enquanto a maior parte da ciência olha para as estrelas buscando a resposta do desconhecido, os cientistas procuram por algo muito mais específico: provar que Deus existe.  Essa busca por provas de uma mão divina no trabalho do Universo começa no momento de sua criação;
Barbara Hagerty:
--- Ao menos se não se entrar uma resposta para o que tinha antes do big bang? Se existiu o big bang deve existir algo que o gerou.
Padre Coyne:
--- O Universo como um todo se iniciou com a explosão de alguma coisa. Uma energia que transformou em matéria.
O Vaticano está de acordo com a explicação do consenso científico: que após o big bang a liberação de átomo e de hidrogênio produzidos pela gravidade formou estrelas, galáxias e o Universo como se conhece hoje.
Dr. Sean Carroll – astrofísico da Califórnia. 
--- Esta é uma série de eventos onde o início é uma sopa de partículas elementares com a formação de poeiras e então estrelas, planetas como se tem agora.
Padre Coyne:
--- Nós saímos desse Universo como as estrelas, as galáxias, os sapos e tudo mais. Nós saímos desse Mundo em evolução. Essa é a melhor explicação científica para a nossa chegada.
Será que tudo isso aconteceu por acaso? Ou por necessidade? Enquanto a religião prega a necessidade de Deus na criação de tudo, para a ciência não é assim.
Dr. Sean:
--- Não temos nenhum obstáculo para imaginar o big bang como sendo algo que apenas ocorreu. Não existe nenhuma razão na cosmologia para achamos alguma influencia externa na criação do big bang.
Stephen Hawking costuma dizer que perguntar o que havia antes do big bang é questionar: “Qual é o norte do polo norte?” É uma questão indefinida. Hawking recentemente provocou controvérsias ai dizer que como existe uma lei como a gravidade o Universo pode e irá criar a si mesmo do nada? .
Padre Coyne:
--- Stephen Hawking e outros que propuseram esse tema do Universo disseram: “Não precisamos de Deus”. É um absurdo!
Esse debate marca a linha divisória entre a ciência mais conhecida e a ciência da fé. A Igreja já não debate mais as descobertas científicas. Ao invés disso muitos creem um modelo sintético tanto como a ciência como Deus. Isso é conhecido como a teoria do Universo bem afinado. Ela sustenta que as condições exatas necessárias à criação da vida são tão precisas que não poderiam ter surgido por acaso. Para esses homens o modelo de um Universo bem afinado é um projeto para a criação de tudo. E Deus é o arquiteto. Se cada uma dessas constantes não valesse o que se vive da Terra, não haveria vida nesse planeta. Essa é a noção do Universo bem afinado. É como um desabrochar. Tem o Universo onde as pessoas são inteligentes e se questiona grandes coisas. Isso não prova que Deus existe. Porém se admite haver um criador. Se a teoria do Universo bem afinado estiver certa, então Deus criou o Universo todo. Mas deixou os detalhes para a natureza. E essa nova filosofia ficou mais perto de uma prova de Deus. O Observatório do Vaticano talvez seja uma parte dessa mudança. Voltado ao aproveitamento de novas tecnologias, em uma busca contínua. Mas o espaço não é a única fronteira nessa pesquisa. Os arqueólogos e os caçadores de relíquias estão procurando evidencias palpável de Deus aqui, na Terra. Suas pesquisas iniciaram com a Bíblia. Ela tem estado desde o inicio entre a ciência e a fé. Alguns estudiosos utilizam de muitos livros da Bíblia e os acontecimentos que ele descreve. Mas os fieis verdadeiros à veem como uma palavra literal de Deus. E agora eles usam a ciência para tentar provar isso.
Se as investigações científicas provar que alguns dos milagres bíblicos podem ter, de fato ocorrido, muito também isso poderá provar a existência de Deus. Ao norte da Etiópia, o homem está na trilha da maior descoberta de todas:
Bob Cornuke - policial
--- Fui trenado como um policial científico. Agora uso essas habilidades para tentar solucionar os antigos mistérios da Bíblia. Atualmente estamos numa jornada bem seta para tentar desenvolver o maior mistério de todos os tempos.
Sua missão: achar a Arca da Aliança perdidas. Um baú misterioso para guardar as tábuas onde os Dez Mandamentos foram escritos. Para muitos, a Arca é nada mais que uma lenda. Mas os fieis creem que isso irá revelar a prova física de Deus. De acordo com a profecia Deus comunicou com os judeus através da real Arca. Ali há um objeto que foi um sinal de DEUS e a confirmação d’Ele estado na Terra. Esse objeto fundamental da adoração dos judeus de repente sumiu. A Arca saiu do campo de visão dos judeus e não se sabe o que aconteceu com ele. Se a Arca constitui uma prova definitiva de Deus, é um tema para debate. Mas primeiro, ela tem que ser antes de tudo encontrada. Desse mesmo modo, arqueólogo e pesquisadores vasculharam o Globo buscando a pista do seu paradeiro. Mas depois de milhares de anos as pistas estão frias. Em sua busca, Cornuke visita uma área rica em possíveis evidencias. Relatos históricos identificam um buraco que foi feita em uma pedra onde se afirma que foi no mesmo local onde o mastro da pedra ficou. O local era uma tenda. E essa tenda era o Tabernáculo. Com essas novas pistas se questiona qual o valor dessa Arca.
No céu diurno o homem olha para o Céu. Primeiro como um sinal de fé. E depois, pela reflexão cientifica. Agora é o encontro dessas doutrinas opostas – judeus e cristãos – que podem conter o maior mistério da vida: a prova da existência de Deus. Bob Cornuke está na linha de frente dessa busca, por evidências concretas, a procura da Aliança perdida, um dos artefatos mais importantes do Velho Testamento em que se mostra o poder fônico de Deus. Essa descoberta poderia mudar tanto a ciência  quanto a religião. Mas ela está perdida há milhares de anos.
Bob:
--- As instruções sobre como construir a Arca foram dadas a Moises por Deus como um projeto.
Acredita-se que a Arca é grande bastante para conter as Tabuas dos Dez Mandamentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário