sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ANA LUNA - 22 -

- Marilyn Monroe -
- 22 -
O coronel Ezequiel Torres estava de pé logo cedo como era habito de fazer, acordando às quatro horas da manhã, indo ao curral tomar leite de vaca, tirado na hora conversar com vaqueiros, ouvir história de Troncoso, as mais aberrantes possíveis, dar gargalhadas como ninguém e dançar quando alguém cantava uma canção a qualquer preço. O homem era alegre e feliz quando o tempo era bom para ele. Ninguém ouvia falar em tristeza, mesmo quando ele esteve viúvo por vários anos. Mesmo assim, a sua alegria acabara quando se falava nas pessoas que ele desgostava como o Barão de Itabira ou mesmo na cambada do Nicácio Pereira com quem o velho desgostava para sempre. Os seus empregados eram todos fieis. Quando algum deles lhe faltava à confiança, ele mandava matar, conforme o caso como fez com Manoel Jacó, empregado de muitos anos. Jacó tinha estado com a sua filha, Ana Luna, sem que ela quisesse ou preferisse. O Coronel mandou matar o homem sem dó nem piedade. A não ser em casos extremos como esse, de resto o coronel era um ser normal, até mesmo para com os escravos que ele não considerava escravos como muitos outros donos de fazenda tinham costume fazer naquele tempo. Nesse dia, logo cedinho da manhã, ele conversou assuntos pendentes com o Intendente da Vila, Doutor Sebastião Sabugo, homem jovem, para saber dos preparativos que o Monsenhor Bento já fizera em comemoração ao primeiro ano de administração de seu companheiro. O Intendente Doutor Sabugo sabedor do intuito do coronel Ezequiel em arborizar a rua principal da Vila Riacho das Pedras, mandou plantar pé de Acássia ao longo do trajeto de cerca de um quilometro. Além disso, Sabugo, seguindo parecer de sua mulher Guacira reformou o prédio publico da administração no qual colocou o nome do pai do coronel Ezequiel. O Interventor prestou contas do que fez e o que estava programado para a festividade.
Nesse instante, o coronel ouviu um tombo que estava vindo do curral dos cavalos, coisa que não deu muita importância. Acontece, porém que, naquela manhã a jovem Ana Luna acordara bem cedo e foi até a estrebaria para resolver um assunto em definitivo: montar o corcel brabo. Foi nesse instante que houve o tombo. O primeiro, aliás. Luna, nessa manhã, chamou o vaqueiro Expedito e deu instruções para que ele pusesse sela no cavalo bravio que há dias vinha namorando o animal, e Expedito se espantou com tal ordem. E disse, então:
--- Dona Luna esse animal é brabo. Nunca foi montado. – relutou Expedito temendo o pior.
--- Ponha a sela o animal. Não estou mandando! Ora! – reclamou Luna de modo impaciente.
E o empregado foi buscar o cavalo com medo de levar um coice, pôs arreios, brida, pelego, rédeas, barrigueira e tudo mais que se precisasse fazer. Em seguida deu a dona Luna para que segurasse com firmeza pelos arreios. A moça nem deu resposta. Montou o cavalo e fez força para ele andar. O cavalo não obedeceu não saído do lugar. Estava paradão como uma estátua. Luna fez finca pé e nada. Quando a jovem moça estava desprevenida, o cavalo soltou um relincho para cima e deu um coice levantando sua traseira para trás. A moça se desequilibrou e foi ao chão com todo o corpo. Ficou agachada de quatro pés, sacudiu a cabeça para um lado e para outro. Então se levantou dizendo.
--- Vou montar de novo. Quero ver agora. – reclamou a moça de forma como quem está escaldado.
E montou. Fez finca pé. E o cavalo nada. De novo e nada. Parecia uma estátua o cavalo. A moça torceu a brida e o cavalo nesse momento deu um novo relincho e sacudiu a moça no chão. Depois virou a cabeça para Luna vendo o estrago que estava feito. Lá estava a moça, andando de quatro pés querendo se aprumar. Por fim, se levantou e chegou bem perto do cavalo e lhe disse:
--- Olhe sinhá égua. Você já me derrubou duas vezes. A terceira não vai acontecer. Vou me montar e você vai sair. Senão você se arrepende. Visse? – disse Luna ao cavalo com muita raiva.
Então Luna subiu no cavalo e esse se fez do morto. De repente, o animal sacolejou, pinoteou, espezinhou, fez finca pé torceu a cara, fez de tudo para a moça cair e essa ficou em cima do lombo do animal. Depois de muita luta, o animal se deu por vencido. À passo lento andou tranqüilo até dentro do galpão onde a moça desceu e disse ainda:
--- Viu quem manda sinhá égua? – disse Luna ao cavalo saindo sem contemplação.
E foi para a sua casa, caminhando a passos largos, estando sendo observada por seu pai que, com o barulho dos tombos veio para ver o que se passava; sua mãe Maria Rosa; Guacira e seu marido, e um monte de gente. Caminhou Luna até a porta de casa quando ouviu o relincho do cavalo se erguendo todo no meio do curral.
--- É a sua. E vá pra merda sinhá vaca! – disse Luna ao cavalo entrando em casa com seu jeito arrebitado.
Nesse ponto, o coronel caiu na gargalhada. Deitou-se no chão sem parar de sorrir, batendo com a mão do assoalho e apontando para a porta de casa e para o curral, sorrindo feita criança. Quem perguntasse a ele, tudo o que fazia era apontar para a porta do casarão por onde Luna entrara e para o cavalo no meio do curral.
Com o tempo que passou, ante as irmãs de Luna o coronel se abraçava chorando e sorrindo, dizendo sem cessar.
--- Ela é na verdade a irmã de vocês! – falou aos prantos o coronel Ezequiel.
Dois meses após, o doutor Sebastião Sabugo estava inspecionando as obras que se executada na vila, pois no domingo seguinte a vila se transformaria em Município e para tal tudo devia estar vistoriado por completo. Em sua companhia seguiam o delegado Euclides Castanheira, a sua esposa Guacira, secretária adjunta e o padre Monsenhor Bento entre outras pessoas que tomaram posse nas secretarias municipais. O Monsenhor Bento se regozijava pelo que o coronel Ezequiel tinha mando fazer na restauração da Igreja Católica de sua freguesia. Em suas conversas ele não deixava de ressaltar o magnífico exemplo do homem em favor dos paupérrimos moradores do lugar. Por isso mesmo era todo orgulhoso no meio do pessoal da administração. Homem gordo, barrigudo, cara redonda, fala mansa era o retrato do Monsenhor Bento. Já o Intendente Dr. Sabugo era o contrario do Monsenhor Bento. Ele e sua mulher Guacira eram magros, porém não raquíticos. A sua vida aventureira o obrigava a ser magro como também a Guacira. Os homens visitaram toda a extensão da rua,o coreto, a praça onde homens plantavam jardins e por fim a Igreja onde os operários davam seus acabamentos finais. Um Coro entoava música sacra no que se chamaria andar superior, apesar de não ter andar superior nenhum. O grupo era formado por jovens masculino e feminino, estudantes da escola da vila onde uma das filhas do coronel era professora. Sabugo se deu por satisfeito e saiu da comitiva na qual estava soberbo e admirado.
Nesse meio tempo, Luna caminhava com seu cavalo Branco porque ele era de cor branca para a sede da vila. Na metade do caminho topou com uma figura esbelta esguia e atraente cujo nome era Temístocles. Por sinal, Luna não conhecia tal rapaz, capataz do capitão Zenóbio Manso, amigo do seu pai que também nem ouvira falar apesar de saber muito bem que o seu pai coronel Ezequiel tinha seus bons amigos. No caminho, o rapaz cumprimento a moça. Ela também cumprimentou o rapaz. Em meio da conversa ela perguntou o seu nome;
--- Temístocles. Eu me chamo Temístocles. – respondeu o rapaz sorridente.
--- T o que? – perguntou Luna assombrada.
--- Temístocles. Nome grego. É o meu nome. – replicou novamente o rapaz.
A essa altura Luna colocou a mão na boca para evitar sorrir. No entanto não se conteve e o sorriso veio de monta. Ela sorria de tal modo, que o rapaz se espantou. E disse por fim.
--- Meu nome vem do grego. Temístocles era filho de Néocles, político e general de Atenas. – replicou um jovem mancebo.
Então foi que a moça achou graça. Ela sorria a mil por horas. Se o nome era feio o do pai era pior. Nem o adiantava querer explicar, pois a qualquer frase a moça sorria muito mais. Nesse ponto ela estancou o seu cavalo e desceu para melhor sorrir. O rapaz não teve meio e também sorriu. Porém sorriu porque estava vendo uma moça sorrir. Ele nem achava seu nome assim tão feio. E não sabia por que a moça achara tanta graça. Com certeza ela nem saberia que há uma Grécia ou Atenas. Se fosse explicar a sua origem, isso levaria um tempo enorme. Com certeza deixaria a moça a sorrir o tempo que pudesse. Afinal o seu nome era aquele mesmo.
--- Pare seu moço. Pare por favor, pois estou me mijando toda. – alarmou a jovem Luna.
Não tendo outro modo o rapaz deteve seu ímpeto de explicar a Luna o verdadeiro sentido do seu nome. Afinal de contas ela não saberia entender mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário