quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O FIM DO MUNDO - 09 -

- Meenakshi Thapar -
- 09 -
SENTIDO
Após algum tempo Otto recobrou o sentido para a alegria de sua noiva. Tao logo se refez, o rapaz teve que deixar o local onde estava deitado para dar lugar a novo paciente. Mesmo assim, ele ainda não podia caminhar a contento. A sua respiração era um pouco ofegante e Vanesca teve de pedir ajuda aos maqueiros para por o noivo em outro local. Bem mais que urgente Vanesca procurou algo para o seu noivo se abanar. O rapaz não atinava com coisa alguma. Apenas Otto perguntava algo no seu delírio, talvez a procura de um note book ou coisa assim para poder fazer matéria de jornal. Vanesca ficou bem mais preocupada e então procurou um médico para dizer o que se passava com Otto. Mas, médico não havia a disposição, pois todos estavam ocupados com casos mais graves. Os maqueiros saíram e deixaram Vanesca apenas só. Ela e o homem do carro. Esse homem foi quem ajudou a trazer o rapaz para o hospital. De repente, Vanesca vislumbrou a figura de um médico. Ele vinha a caminhar quase que depressa entre a multidão formada no pátio interno do Hospital. A moça não reconheceu quem ele era. Mas, mesmo o puxou pela manda da túnica alertando de um enfermo a passar mal. O médico quis se soltar da moça. Foi então ter Vanesca o reconhecido entre tantas pessoas. O Doutor Fonseca, cliente do seu pai. Ela alertou para o médico:
Vanesca:
--- Doutor? O senhor não me está reconhecendo? – falou alarmada a moça.
Médico:
--- Não! Deixa-me passar, faz favor! – falou sem modos o médico.
Vanesca:
--- Eu sou Vanesca, filha do Coronel Bulhões. – gritou a moça para o medico ouvir.
O médico então divagou para ter certeza de quem era o coronel. E finalmente quis saber de quem era mesmo o Coronel. E Vanesca respondeu irritada:
Vanesca:
--- Seu colega de farda! – respondeu arrogante a moça.
Médico:
--- Ah bom. Onde está Bulhões? – quis saber o médico.
Vanesca:
--- Não é o meu pai. É o meu noivo. Ele está alí numa cadeira. Teve um desmaio. E agora já se lembra do meu pai? – perguntou meio tranquila a moça.
Médico:
--- Claro. Claro. Bulhões. Colega de farda. E onde está Bulhões? – indagou o medico se encaminhado para onde Otto estava.
Vanesca:
--- Na fazenda. Eu fiquei. Estou no serviço de ajuda aos enfermos. Meu noivo também. Ele teve um desmaio. Eu trouxe para o Hospital. Ele tornou e não diz coisa com coisa. – falou depressa a moça.
Médico:
--- Onde está a enfermeira? – indagou o medico a procura de uma enfermeira.
Isso foi quando uma enfermeira passava com pressa a socorrer outro enfermo. O médico pegou pela manga do avental e mando a enfermeira verificar a pressão do paciente. A enfermeira relutou a dizer ter de ir para outro serviço. O medico então mandou a moça verificar a pressão do paciente, pois naquela hora era estava requisitada para atender ao homem enfermo e nada mais.
Médico
--- Verifique a pressão! E a senhora está convocada para atender a esse paciente! É só! – respondeu o médico com plena brutalidade a enfermeira.
Dito isso o doutor Fonseca saiu às pressas em direção à entrada do Hospital. No caminho ordenou a dois maqueiros a buscar o paciente Otto e trazê-lo depressa para a entrada e nada mais. Os maqueiros ficaram surpresos com tal ordem a olhar um para o outro. Em seguida foram buscar Otto e por lá perguntaram.
Maqueiro:
--- Quem é o paciente? – perguntou um dos maqueiros.
Enfermeira:
--- Esse! – disse a enfermeira enquanto verificava a pressão de Otto.
Os dois corpulentos homens foram até Otto e, com cuidado, removeram o rapaz para a cama e postaram de bruços para cima. Com bastante cuidado rumaram eles para a porta do Hospital onde estava a esperar o doutor Fonseca a bater com as mãos para trás. Ao chegar à entrada do Hospital, onde havia um montão de gente uma atendente buscou saber o nome do paciente. O médico disse com certa imprudência que a jovem procurasse um quarto para o paciente.
Médico:
--- Um quarto, por favor! – declarou irritado o médico.
Atendente:
--- Mas não tem quarto aqui, doutor! – fez ver a moça de forma inquieta.
Médico:
--- Arranje! – disse o homem de forma áspera.
Atendente:
--- Mas como, se não tem? – disse a enfermeira de forma branda e inquieta.
Médico:
--- Pois vai assim mesmo. Entrem! – disse o medico as maqueiros.
Os maqueiros entraram e foram direto para o elevador. Quando chegaram à porta do elevador um deles falou com mansidão.
Maqueiro:
--- É o terceiro andar? – perguntou um dos maqueiros.
O médico Fonseca e continuou a olhar o número dos andares e a bater com as mãos postadas nas costas.
Os maqueiros entraram no espaço do elevador juntamente com a enfermeira, a noiva do rapaz e o medico doutor Fonseca. A chegar ao terceiro andar, o medico se dirigiu a uma porta fechada reservada a pacientes de primeira classe. Alí ele ordenou ter o paciente a ser internado e providenciar o que fora necessário. À enfermeira, ele disse:
Médico:
--- A senhora fique aqui até eu providenciar uma substituta. – concluiu o doutor Fonseca.
Enfermeira.
--- Sim senhor. Como o senhor manda! – respondeu a enfermeira com verdadeiro rancor.
Por esse tempo, no andar térreo um rapaz procurou saber da atendente quem era o médico a ordenar a procura de um quarto para Otto. E a jovem respondeu sem saber:
Atendente:
--- Sei lá! Eu não peguei nem o nome do doente! – disse a moça constrangida com a situação.
Rapaz:
--- Ele é quem manda aqui? – perguntou o rapaz.
Atendente:
--- Ele é o dono desse Hospital. E o diretor também. – relatou a moça um tanto acanhada.
Rapaz:
--- Prá ver. Uns tem tudo. Outros não têm nada! – relatou o rapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário