domingo, 11 de março de 2012

ACASO - 53 -

- Grazi Massafera -
- 53 -
DESCULPAS
Começo da aula. A professora com a caderneta escolar pôs a chamar pelo nome os alunos presentes. E foi seguindo até topar com o nome de Joel Calassa. Nesse ponto, Sonia Andrade parou para verificar se, na verdade, o aluno estava presente em sala, pois havia respondido a presença. Quando verificou o aluno, esta pediu que o mesmo fosse até a direção do colégio para falar com a diretora Maria da Penha. O garoto obedeceu sem maior constrangimento e saiu a caminhar lento para a sala da diretora. Ao passar pela professora Sonia Andrade ainda ele fez um gesto de sorriso, A professora não entendeu muito bem e sorriu de volta. O garoto olhou outra vez a professora Sonia Andrade e depois se dirigiu a sala da diretora Maria da Penha. Ao chegar a sala da Direção do Grupo Escolar, Joel Calassa pediu licença e se apresentou comportado sem dizer uma só palavra. E esperou Joel certo momento enquanto a diretora Maria da Penha fazia suas anotações. Ele se comportou de pé até a diretora o olhar e mandar sentar em uma cadeira de madeira tosca. Na rua, o movimento era o de sempre. Gente indo e vindo da bodega de seu Ferrer. Uma mulher a varrer da frente de sua casa. O Magrão ao sair de casa para a rua. Magrão estava a espirrar constante como era o seu estalecido impertinente. A mulher da casa de Magrão chegou à porta e disse algo. Ele ouviu e fez com os braços esticados para o alto como se dissesse.
Magrão:
--- Tá bom! Ora! – teria dito o Magrão a sua tia ou mãe. Joel não sabia ao certo. Apenas que Magrão estava abusado pelo gesto feito.
O tempo fechou de repente. Nuvens carregadas enchiam o céu fazendo desaparecer o sol de uma vez por todas. O sinal de aguaceiro estava presente. A professora Maria da Penha, diretora do estabelecimento escolar ficou alarmada:
Diretora:
--- Chuva? – comentou espantada a diretora do estabelecimento.
O vento soprava bravo, uivando como um lobo feroz por entre a folhagem das mangueiras plantadas no terreno do Grupo. E por outros cantos além era o uivo persistente. Logo o estalo do trovão. E o relâmpago tinha já aquecido a natureza. Na rua, o povo a correr. Mulheres a tirar suas roupas do varal armado. A casa de taipa do Magrão fechava sua porta. Ele voltava correndo para onde havia saído. Um ébrio saiu da bodega de seu Ferrer com uma mão para cima e outra a levar a boca uma ponta de limão. O lampejo do relâmpago voltou a iluminar o chão. No Grupo, seu Josino entrava correndo para fechar a janela da Diretoria. Ele teve a ajuda da diretora Maria da Penha. A chuva caía tão depressa despertando a ação das ajudantes de cozinha e das próprias merendeiras. Essas juntavam tudo que era de mesa para por em cima da calçada do alpendre. Era um vexame total das mulheres. Umas com frio aquecendo os braços recolhidos ao corpo. As janelas das salas batiam fortes como se estivessem em total alarmo. O tempo era escuro cada vez mais. A chuva era torrencial de não se divisar um toco a meia distancia. Para completar a real situação, a luz apagou de vez em todo o prédio e a falta de energia se encaminhou por toda a cidade.
O uivo insistente do vendaval era o mais preocupante de todos. As águas caídas rumavam em volume para a Rua Do Sapo onde se formava um lago no cruzamento com a Avenida dos Marechais, onde ficava o Grupo.
Alunos:
--- Faltou luz! – gritavam os alunos com temor.
Sonia
--- Ninguém se mexa. Todos em suas cadeiras.               -respondia irritada a professora.
Na mesma ocasião entrava de imediato da sala o senhor Josino ajudado pela professora Sonia Andrade. Nas outras salas as professoras procuravam fechar também as janelas. Uma porta estava a bater insistente com o vendaval.
Elizabete:
--- A luz! A luz! – pedia a aluna temerosa com a escuridão em plena manhã.
Outros:
--- A luz, professora! A luz! – gritavam apavorados os demais alunos.
Todos os alunos ficaram alarmados pela falta de luz ambiente. Seu Josino olhou de volta as luminárias apagadas a nada pode fazer. Ele disse apenas:
Josino
--- Faltou luz mesmo. – relatou o homem.
Dai saiu correndo em direção as outras salas enquanto as merendeiras procuravam se ajeitar como podiam, fazendo as suas leves bancas encostadas na parede da escola sob o telhado carcomido do alpendre.
Merendeiras:
--- Chuva intensa, essa! – diziam as mulheres.
Enquanto isso as aguas turbulentas escoavam para a Rua do Sapo. E as casas acanhadas  do lado esquerdo da rua sofriam o revés da cheia pressentindo as águas alagarem suas portas de entrada. Cada dona de casa varria tudo para fora. Os rapazes improvisavam sacos de pó de serra nas frentes das casas como forma de proteger a entrada. Era um sofrer atroz dos moradores das casas ali existentes. No Grupo, a sua diretora ordenava cuidados nos serviços mais urgentes temendo um galho de uma arvore a roçar insistente o telhado do prédio. Numa parte de baixo havia uma cozinha onde as mulheres faziam café. Naquela hora não podiam fazer nada pois as aguas em borbotões entravam de chão a dentro.
Merendeira:
--- Olha um rato ai? – gritava uma merendeira.
--- Onde? – perguntava outra a temer o rato.
Seu Josino chegou às pressas com um pau matando o rato. Na sala de aula uma mocinha falava baixo à professora.
Aluna:
--- Tô com vontade de fazer xixi! – dizia a garota um tanto inquieta.
Sonia:
--- Vá lá dentro! – ordenava a professora.
O garoto procurava a diretora para saber o que devia fazer naquela hora, pois seus pertences estavam abandonados sem sequer ele nem poder tomar cuidado. A diretora caminhou para o aluno e ordenou ter ele obedecido a chamada da direção.
Diretora;
--- Pode ir. Pode ir. Se a professora pergunta, diga que já fez o que tinha de ser feito e peça desculpas a Sonia.
Joel;
--- Eu pedir desculpas? – lamentou o garoto sob o intenso frio a fazer.
Diretora:
--- Sim. Sim. Vá. Vá. – fez ver a diretora apavorada com uma parte do teto ameaçando a cair.
E as desculpas foram feitas e os perdões foram dados enquanto o vento rugia feito um cão acuado sob o nervoso tempo. Os alunos não podiam enxercar a lagoa a se formar mais abaixo na chamada rua do mesmo nome – Rua do Sapo -. E os acuados estudantes ficaram num único canto da escola, cada um em sua banca. Alguns pegaram a conversar sob o mau tempo a ser feito. E outros aproveitavam para conferir as figurinhas das artistas.
Aluno:
--- Falta uma! – diziam um aluno procurando enxergar as figurinhas.
Outro:
--- Tenho duas dessa! – respondia outro ao se referir as figurinhas encontradas.
As luminárias continuavam sem energia da rua, pois a chuva fizera faltar à força em todo o bairro e na cidade inteira. Não havia um só veiculo a passar nas ruas mais afastadas onde o Grupo estava naquela hora da manhã. Apenas a lama sacudia de um lado a outro os efeitos do vendaval.
Alguém:
--- É chuva muita! – relatava alguém acuado na esquina onde estava a bodega de Ferrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário