sábado, 16 de junho de 2012

ISABEL - 17-

- Gwyneth Paltrow -
- 17 -
O VEXAME
Dias depois se deu o casamento de Isabel e Gonzaga na parte do religioso. O casamento foi em um dia de sábado. Nesse sábado Isabel passou o dia na casa de Toré. Com Isabel vinham dona Dulce, Otília e o próprio Toré. Era uma viajem para tratar da arrumação da noiva. Os seus padrinhos eram Toré e Otília. Os adultos sentem coisas de criança. Esse do casamento é um deles. A noiva não pode se mostrar ao noivo apesar de viver junto com ele há um bom tempo. E para o noivo vale o mesmo. A pressa  do noivo é coisa de dar em doido. Assim foi com Luiz Gonzaga. O homem ficou apressado para ver a noiva entrar da Igreja. Antes disso e o dia todo, Gonzaga fechou o bar antes da 01,00 horas da tarde. O negócio era se ajeitar para não chegar tarde a Matriz onde o padre já não sabia mais de tal casório. Não fosse o rapaz a cuidar de a Igreja ter de chamar o idoso e barrigudo padre, ele até depois da janta estaria a dormitar.  Para uns essa moleza era própria do sacerdote. Para outros, não era tanto assim. Era preguiça mesmo. Com certeza, as carolas ficavam a olhar o padre. Esse, não raro, na hora de um casamento sempre perguntava ao seu coroinha:
Padre:
--- O que vem agora? – perguntava o padre ao coroinha.
Coroinha:
--- As alianças! – segredava o coroinha ao vigário.
Padre:
--- Ah bom! Estão casados. – sempre dizia o sacerdote.
Por vias de dúvidas, o coroinha sempre estava a puxar na batina do padre quando era para mudar de página na Bíblia quando estava em um casamento mais pomposo.
Mas deixando isso para mais tarde, Isabel reclamava de tal costura no seu vestido de cetim. E toca a remendar na parte apertada. A noiva suava que nem bica. E sempre estava a dizer:
Isabel:
--- Vumbora gente! – relatava Isabel impaciente batendo com o pé no chão.
Tal coisa dava para Toré a oportunidade de gargalhar até demais. Sempre curioso com o que se fazia na sala, Toré ia e vinha da cozinha para fora da casa e dava uma olhada no que estava para cosicar ainda. Como se o negócio não tinha fim, Toré saía a gargalhar até os bofes saírem.  E Otilia reclamava de Toré:
Otilia:
--- Vem costurar, munheca! – dizia Otilia zangada com o marido.
Munheca significava pessoa que nada sabia. Era, com precisão, uma munheca de pau. Sem movimento.
O motorista do carro de aluguel a estar esperando pela noiva e seus convidados, cheirava mais a cebola que a própria cebola. Parecia até ter ele comido apenas cebola no seu almoço. E com cachaça, certamente. Toré foi quem observou tal fato. Nada quis saber para não espantar o motorista. Apenas conversava da safra dos hortifrutigrajeiros nessa ocasião. E o motoristas nem sentia aquilo com o seu bafo azedo de cebola. Apenas, a mastigar fumo, cuspia ao lado. E respondia a Toré apenas balançando a cabeça. O homem era bem trajado como mandava o rigor de um motorista de carro de aluguel: calça, paletó, camisa, gravata, cinturão, sapatos muito bem polidos com meias e um lenço no bolso da lapela. O homem era cem por cento de  elegância. A não ser pelo fumo a mascar constante e a cebola mal cheirosa a expelir no tempo. Nesse ponto ele era dono de um hálito horroroso. Enquanto isso, Gonzaga ficava a arrumar os seus trajes completo e, no bar fechado, o rapaz fazia a limpeza completa de todos os entulhos deixados na parte da manhã. Na verdade ele varria o chão com um pano molhado de estopa. Isso porque mais tarde estaria tudo aberto para atender aos fregueses. E se tudo desse certo a cervejada seria por conta da casa. Apenas os pratinhos eram pagos. De um momento a outro, Gonzaga chamava o assistente do bar:
Gonzaga:
--- Menino! Abotoa aqui! – gritava Luiz Gonzaga para o rapaz.
E o garoto, correndo, vinha fazer o serviço. Abotoa aqui, ponha o sábado engraxado, veja se tem prega no paletó, a calça está apertada, a meia é curta demais. E todas essas reclamações a se dar pelo homem antes do casamento.
Garoto:
--- “É um inferno esse homem”. – pensava o garoto com seus botões.
Após tudo arranjado, já eram às cinco horas da tarde, Gonzaga se retirava todo arrumado indo direto para a Matriz. Atrás, a turma toda das oficinas, do teatro. E mesmo o diretor do teatro estava à espera na nave do templo onde estavam outros amigos e penetras de Gonzaga. Uns reclamavam:
Pessoas:
--- Que calor da moléstia! – pronunciava um deles muito baixo.
--- Tá um horror! – replicava outro.
--- E o padre já chegou? – indagava intranquila uma mulher.
A nave é a ala central da Matriz onde se reúnem os fiéis de modo a assistirem o serviço religioso. Com certeza, a nave situa-se no eixo ocidental da Igreja estendendo-se do átrio da entrada principal ao Coro onde ficam os cantores das celebrações litúrgicas. A Matriz era de uma altura regular com cinco arcos de cada lado e a nave no centro. Nessa nave tinham os bancos e ao final estavam os santos e o Santíssimo Sacramento, ou seja, a Hóstia Consagrada onde todos os devotos faziam a persignação a passar pela Hóstia. Isso significava que Deus estava presente naquele recinto de  cerimonia e orações.
Na hora marcada Gonzaga estava presente à Matriz a espera de sua noiva. Ladeado por duas testemunhas – um mecânico e sua esposa – ele era impaciente com as arrumações feitas pelo o uniforme. Em um minuto se dizia acochado. Em outro era folgado demais. E o Sacerdote velho e barrigudo batia as suas mãos a espera da entrada da noiva. O Coro estava já pronto para entoar a Marcha Nupcial. A falta era apenas da noiva. E levou mais meia hora para o automóvel chegar. E assim que se deu o inicio a cerimonia religiosa para unir Gonzaga e Isabel para todo o sempre. Isabel ingressou na Matriz acompanha por sua testemunha a fazer o papel de seu pai – já morto – adentrado devagar como toda a cerimonia religiosa exigia. Muita gente dentro e fora da Matriz. Estava também a anciã, com seu manto a cobrir a cabeça e olhar cheia de graça aquela união santificada por Deus. A certa altura, de fora da Matriz, a anciã demonstrou satisfação e eterna alegria. E por fim, a anciã declarou a murmurar.
Anciã:
--- Deus te guie meu filho! Deus te guie! – falou em murmúrio a anciã.
E depois do enlace matrimonial era vista a velhinha a transitar bem devagar e arqueada pela calçada da Matriz e a rumar em via desconhecida. Quem pode ver a anciã, notou apenas o carro vindo em debandada e atropelar a velhinha. Foi uma coisa terrível e cruel. Pessoas das redondezas acorreram para acudir anciã. Mas era tarde demais. O carro, em debandada, seguiu a frente sem parar e as pessoas procuraram anotar a placa do veículo. A velha estava morta. Sua cabeça foi esfacelada pelas rodas do automóvel. Ela de nada sentiu. Formou-se uma turma em volta do corpo da anciã e alguém foi chamar a policia para garantir a morte da velha.
Tudo isso aconteceu enquanto na Matriz bem próxima o homem Luiz Gonzaga contraía núpcias com a sua querida noiva Isabel. Após o ato religioso os noivos tomaram o carro e rumaram em sentido contrario do acidente mortal da anciã.  Gonzaga soube depois de algum tempo da morte da velhinha. Ele ficou abismado por ter um acontecimento trágico ser a ocorrência no instante do seu casamento. E nem ficou, a saber, da velhinha abençoar o casal naquela legítima hora dos cânticos sagrados da Ave Maria. Toré abriu a garrafa de champanhe para comemorar a festa dos nubentes. E a festa prosseguiu noite adentro:
Gente:
--- Viva os noivos! – gritava um dos participantes.
--- Viva! – recitavam os demais.
E dona Dulce, Otilia – sua nora – e Toré – o seu filho – fazia a festa junto de Isabel, Gonzaga e toda a turma de fregueses do bar. O diretor do Teatro foi mais comedido. Após desejar votos de felicitações partiu para outro encontro no meio da fuzarca a imperar em toda a sala. A vitrola a tocar musicas da época e as garçonetes a servir os pratinhos eram tudo o que faltava naquela hora.
Freguês:
--- Mais uma aqui! – gritava um freguês a gargalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário