quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NARA - 01 -

- PAULA PEREIRA -
- 01 -
O FATO
Eram mais de três horas da tarde quando dona Cecilia Lopes de Almeida fechou a porta de sua casa e saiu passando por um beco estreito de não caber um carro. Dona Ceci, como todos a chamavam aproveitava a sombra da tarde pelo seu caminho, pois o beco sem nome fazia ligação entre a Rua Santo Antônio e a Rua Padre Pinto. Embora fosse cedo da tarde a mulher teria que voltar antes das seis horas, pois o marido – Antônio Sisenando de Almeida – naquela noite teria de estar pronto às sete horas para sair à Maçonaria. Era dia de Reunião. E por isso Sisenando não poderia faltar. Dona Ceci já estava acostumada e não ligava muito para o caso. Em sua casa Ceci havia deixado recomendações com sua filha Nara, caso a mulher se atrasasse um pouco. Na sua mão, a mulher conduzia uma bolsa onde cabia de tudo. O terço de oração Ceci levava preso entre os dedos. Vestido de sair à rua de cor estampada de azul e lilás fazia da mulher uma senhora nobre. Pessoas voltavam pelo mesmo beco. Se for um homem, esse tirava o chapéu ao cumprimentar a Dona Ceci pela caçada espremida do lado posto. Se for outra igual senhora apenas cumprimentava dona Ceci. Alguém dizia ser a Missa às dezoito horas. E a todos Ceci agradecia. O seu caminhar era ligeiro igual a todas as mulheres de média idade. Na saída do beco a mulher Ceci pode observar uma anciã corcunda até demais se amparando em um cajado a evitar a anciã não levar tombo. Traje surrado, saia comprida beirando o chão, era como se vestia a anciã. A sua cabeça estava a proteger uma echarpe grosseira pela o qual se podia notar. A anciã caminhava lenta com uma bolsa surrada segura ao braço. O seu olhar era miúdo. Coisa de gente idosa. Chiquita era o seu nome. A sua idade avançada não se podia acreditar em quantos anos. Para olhar a mulher Ceci, a anciã teve de parar e torcer o pescoço com muito sacrifício. Logo em seguida fez um aceno com sua bengala. Ceci agradeceu à anciã e lhe deu umas moedas. A anciã agradeceu e se postou a caminhar.
Dona Ceci caminhou com seus passos miúdos e a sua gordura em um porte baixo até chegar à Igreja de Santo Antônio, quase no início da rua. A frente da Igreja, a mulher persignou e se benzeu a fazer breve oração. Beijou o crucifixo a levar por entre os dedos da mão direita e seguiu caminho até a Matriz onde pessoas faziam preces fervorosas. Ceci podia ter acesso por uma porta lateral. Porem preferiu entrar pela porta de frente. Tão logo entrou procurou ficar em um dos bancos de madeira do lado direito. Havia algumas pessoas na Catedral, todas  rezando suas penitencias, salvo uns meninos a buscar uns belos “anjos” todos feitos de gesso. Os “anjos” pequeninos serviam para se colocar as ofertas. Quando se fazia o depósito, os “anjos” “agradeciam” com o balançar de suas cabeças. Era uma invenção bem sugestiva. A cabeça do “anjo” tinha uma touca por sinal ligada a uma bateria. Quem ousasse pegar no anjinho levaria um choque com certeza. Porém, era um choque leve a dar apenas um susto nos arteiros meninos.
No outro extremo dos bancos, o que estava ao lado esquerdo de dona Ceci, naquele local se encontrava uma jovem moça toda vestida de branco, mangas compridas até a metade do seu braço, saia rodada, porém longa a bater quase no solo, meias de seda de cor branca. A moça vestia uma roupa de cetim e trazia consigo um livro de orações e um crucifixo todo feito de madrepérolas, com exceção da cruz de Cristo pendurada no inicio do terço. A moça estava contrita em seus pensamentos, com a cabeça abaixada e a testa apoiada nas mãos fechadas com o terço pendido para o chão. Em sua cabeça, um véu de seda também de cor branca. O véu quase não deixa ver o seu rosto por inteiro. Ajoelhada no banco, ela parecia chorar de emoção ou compunção como as moças costumavam fazer ao sentir perder um doce afeto. Com isso, por muito tempo a senhorita demorou um largo período. Em seu banco, dona Ceci não olhava para a moça. Mas sentia ter o cuidado de não falar para não tumultuar o ambiente ainda mais. Naquele local, apenas as penitentes senhoras podiam ter acesso ao sentimento íntimo do coração magoado.
À frente de todos estavam às imagens de Nossa Senhora e do Senhor Morto. Esse deitado como se fosse a uma tumba: os braços juntos e a cabeça ligeiramente pendida para um lado. Ceci olhou com vagar a imagem de Nossa Senhora e pediu em oração misericórdia para os enfermos. Logo a seguir voltou o olhar para a imagem do Senhor Morto. Com uma expressão compassiva ela parece falar com amor.
Ceci:
--- “Rogo ao Senhor, meu Mestre, pelos necessitados”. – confessou de forma lenta a mulher.
E sem voltar a vista Ceci demonstrou piedade à moça. A tarde era de estio e nada a perturbar aqueles da Matriz ou mesmo da rua. As pessoas, pela rua, caminhavam por conta dos seus afazeres diários. Uma mulher dos seus 40 anos quando voltava da rua por um motivo qualquer dava um muchicão em seu filho menor por causa de desobediência do pequeno. O menino gritava e passava a outra mão no braço. Com isso, ele chorava.  A mulher tecia descompostura ao menor. Quem vinha e que ia olhava a cena e nada comentava para a mulher ouvir. Mesmo assim, havia quem dissesse.
Transeunte:
--- Que cobra! – falava alguém para ninguém.
Tudo isso acontecia ao largo da Igreja, na Rua Santo Antônio, logo a seguir, no seu inicio. Na esquina dessa rua fazendo cruz com a Praça Padre João Maria, funcionava um Jornal onde se ouvia o gritar dos operários a chamar a atenção de outros. Os linotipistas sorriam enquanto outros, já cheio de suor gritavam alto e bom som.
Operário:
--- O Jorna vai atrasar! Falta o Editorial! – gritava um dos responsáveis pelo jornal.
Os vendedores de jornal esperavam tranquilos sentados na Praça e discutir quem matou quem ou o resultado do jogo dos times de mais tarde.  Um senhor passava na calçada do Jornal, de cabeça abaixava a segurar o seu chapéu por conta da ventania a fazer na rua onde o homem transitava. Um moço passava às pressas oferecendo algo de comer.
Vendedor:
--- Tem côco. Tá quente! – gritava o vendedor a levar suas duas latas de milho de mungunzá ao ombro.
Com um pouco mais de tempo, na Matriz, o coroinha veio de dentro da sacristia com velas nas mãos e olhou bem para o auto. Ele chegou e voltou como se alguma coisa desse errado. Com um pouco de tempo o coroinha retornou a trazer uma escada. Ele colocou do lado direito do altar e fez finca-pé para ver se estava a escada bem apoiada. Logo a seguir, saiu depressa para o interior da sacristia. Ceci observava o coroinha enquanto rezava o seu terço. O vento morno soprava de trás da Matriz com uma zoada uivante.  Outras pessoas entraram na Matriz e logo de se persignarem procuraram um recanto onde pudesse ficar mais confortáveis.  O padre Mario chegou apressado do interior da sacristia e se dirigiu para o confessionário. Naquele local o sacerdote se paramentou e logo entrou na cabine. Uma mulher o estava à espera e tão logo pode a senhora foi se ajoelhar e contar suas faltas. Cecilia olhou bem para o sacerdote e logo em seguida continuou a rezar o seu oficio.
O coroinha voltara da sacristia com um pacote enorme de velas. A mulher observou o rapaz e esse procurou verificar se a escada posta no lugar continuava firme. Após d´s uns chutes viu a firmeza da escada e começou a subir para alcançar o derradeiro degrau onde estava guardada a imagem de Nossa Senhora. O coroinha procurou o castiçal para colocar a nova vela quando, de repente, a escada pendeu para um lado e o coroinha se pendeu e foi com escada tudo ao solo. Houve um grito:
Pessoas:
--- Ave Maria! – gritou uma mulher ao ver a queda.
Outra:
--- Meu Jesus Cristo! – gritou outra alarmada com a mão na boca.
Ceci:
--- Meu Jesus! Corra aqui seu Padre! O rapaz foi ao solo! – chamou Ceci ao vigário.
O tombo foi tamanho provocando uma zoada infernal. O homem – seu Jorge -  que estava a ensaiar com as moças no Coro da Matriz depressa se apressou para sair e correu para atender o coroinha. O rapaz, sem sentidos, continuava exposto ao solo. Imagem de Nossa Senhora da Apresentação nada sofreu tendo ficado segura em seu local. Porém, alguns castiçais caíram de cima do altar mor. O padre Mário deixou o Confessionário e alarmado procurou saber o entendido. Quando o sacerdote saia do seu local onde estava cruzou com o homem a correr em polvorosa por cima de pau e pedra. No Salão houve grande tumulto. Em poucos instantes o povo todo estava a acudir o coroinha ainda sem sentidos. A moça de branco que rezava para alguém se alarmou, porém não saiu do seu lugar. Ali a moça estava e ali ficou. Dona Cecilia quem chegou primeiro para acudir o coroinha. Logo após chegaram outras beatas, seu Jorge e o padre Mario. E todos fizeram esforço para retirar a escada e seu Jorge pegou o rapaz e o levou para a sacristia. As mulheres e beatas acompanhou o socorro feito a primeira hora.
Beata;
--- Mas como ele caiu? – perguntou assustada uma das beatas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário