segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"NARA" - 12 -

- Jennifer Aniston -
- 12 -
TRABALHO
O trabalho árduo durou à noite/madrugada sem trégua. Com a ajuda dos soldados o negocio não foi mais rápido porque não podia consentir. A procura de vivos era intensa. Naquela noite também se teve a ajuda do Corpo de Bombeiros e de Ambulância do Hospital “Miguel Couto”, o hospital central da cidade. O tumulto era imenso com a chuva torrente a cair. Grito de ordens se ouvia a todo instante de um superior. Homens de paragens próximas se ajuntaram para socorrer as vítimas. Nem mesmo o trem teve permissão de trafegar, pois a rua ficava próxima à estrada de ferro. Gente modesta que plantava e colhia capim bem abaixo da linha do trem também veio em socorro das vítimas. Quando alguém cansava, esse era encostado e outro assumia o seu lugar. O alvoroço se ouvia por conta dos veículos particulares tentando os seus motoristas ajudar de qualquer forma. Na verdade, a rua virou uma tragédia para os seus moradores. Quando o dia amanheceu, a chuva amenizou e se podia enxergar o monte de destroços por toda a artéria.  Nas  demais ruas do bairro, a situação era calamitosa. Mesmo assim, não houve tragédia como na Rua da Salgadeira. O gado posto no curral para o abate diário teve de ser transportado para locais mais distantes.
Homens:
--- O que é isso meu Deus?! – lamentava um homem a chegar aquela hora da manhã.
E os demais confirmavam a tragédia sofrida por toda a população da rua e adjacências.
Homens;
--- Além de queda, coice! – ilustrou o homem a temer a real situação de que morava no alto da linha da estrada de ferro.
As alegres mulheres da pensão “Maria Boa” já estavam no local do drama a tentar auxiliar de qualquer forma as pessoas desassistidas. Nesse ponto, de manhã bem cedo, apareceu no local à moça Nara, seu filho de braço e mais o seu pai. Era um sábado. Dona Ceci ficou a cuidar de um forte café e levar para quem estivesse a necessitar. Outros moradores também fizeram o mesmo. O homem do pão não apareceu por causa da padaria onde ele trabalhava ter sofrido danos com as chuvas da noite. Os penitentes operários estavam ocupados no refazer suas máquinas. Por isso, não havia pão para se entregar. A padaria mais próxima ficava na Avenida Rio Branco há mais de quinhentos metros de distancia. Era onde se podia comprar o pão da manhã. No Mercado da Cidade o assunto principal era a tragédia da Salgadeira. Carne verde não apareceu para os homens talhadores.
Comentários:
--- O Governo precisa tomar atenção para retirar o povo daquele local! – resolveu discutir um dos quais.
Outros:
--- Eu também acho! – relatou alguém no café da banca do mercado.
Quem:
--- Todo mundo acha mais ninguém faz nada! – disse alguém ao sorver seu café bem quente.
Principal:
--- Quem você acha que é? Eu sou um Vereador! – disse o homem arrogante.
Nesse ponto “Quem” sorriu e completou:
Quem:
--- Quem disse que você é vereador? Bem quisera! Perdestes até o último vintém. – sorriu o “Quem” a beber seu café. E após o homem se levantou, pagou a conta e saiu.
O “Principal” ficou bufando de raiva a olhar o outro. Ao chegar à porta do Mercado o “Quem” se voltou para olhar o “Principal”, ajeitou o chapéu na cabeça, sorriu e partiu.
No sábado, nove horas da manhã quando o sol estava se firmando no ambiente, Nara estava em sua casa a dedilhar o seu violão e a balançar o seu neném. E de súbito um homem bateu à porta. Ela se levantou para saber quem era o tal e, de imediato estava a entrar em sua casa o amigo Eurípedes a vestir roupa simples nem parecendo um médico. E ao entrar Eurípedes foi logo a cumprimentar a amiga. De relance olhou para o piano a estar coberto por um lençol. Ele se ateve em perguntar como não ter dado a devida importância. Ela sorriu de uma forma amável e em seguida declarou:
Nara;
--- Chuva muita! Eu coloquei um lençol em cima do piano. – se voltou para o instrumento e se voltou de imediato para Eurípedes.
O rapaz sorriu de uma forma sem querer e foi em seguida ao ponto inicial. Ele falou não ter podido ir ao Teatro “Carlos Gomes” uma vez ter chovido bastante naqueles dias. Houve enchentes nas ruas do bairro da Ribeira e o Teatro sofreu com isso. A Casa de Espetáculos era em um local de cheias, pois o canto era antigamente um lago ou a margem do rio Potengi. Quando o Teatro foi construído não se pensou nas cheias vindas com o inverno, com certeza.
Eurípedes:
--- O local está todo encharcado. Não tem espetáculo hoje, amanhã. E, quem sabe? Depois de amanhã! – relatou entristecido o rapaz.
Nara ouviu o relato e ficou a pensar na situação da garagem. Talvez a garagem não tivesse sido atingida. De qualquer forma, era necessário de saber a opinião de Fred. Foi isso no que pensou a moça. Por certos minutos ela calou. Estava embalando o Neto, seu filho amado. E então se locomoveu até o berço onde o bebê estava. Ela olhou para Neto e sorriu. Então soergue a face para o amigo e fez questão em relatar:
Nara:
--- Você pensou nos nomes da diretoria? – indagou como não querendo.
O rapaz calou um pouco e depois falou. Ele disse “não”, pois nem sequer teve tempo. Seria necessário ver com os outros membros. No momento, todo mundo estava alheio à questão vez ter o temporal arrasado com muita gente, principalmente os moradores de bairros pobres. Algumas casas de pessoas ricas também sofreram inundações O desespero era em toda a cidade. Bonde perdido nas linhas em cantos distantes e essas coisas.
Eurípedes:
--- Eu vi chegar ao Hospital gente de acometida de difteria, faringite, bronquite. Coisa triste. – comentou o médico em sua emoção com os pacientes.
Nara:
--- Foi temporal intenso. Uma rua aqui perto teve suas casas derrubadas. – relatou com tristeza.
Eurípedes:
--- Qual rua? – indagou sem preocupação o rapaz.
Nara:
--- Salgadeira. Fica logo abaixo. Descendo. – falou Nara rolando a mão dando por entender.
Eurípedes:
--- Na Rua do Motor houve também casas caindo. – balançou a cabeça em desengano.
Nara:
--- A Prefeitura devia tomar cuidado com essa gente. Imagine a Redinha! – falou ao desgosto.
Eurípedes.
--- Situação grave é a de Aldeia Velha. – relatou o homem desenganado e triste.
Nara;
--- Aldeia Velha? Lá? – apontou a moça para o local.
Eurípedes;
--- Sim. Aldeia Velha era um sítio morada do Índio Potiguassu. Ainda hoje é conhecida por esse nome. Estão querendo mudar para Igapó. – falou com a cabeça abaixada o rapaz.
Nara;
--- Ah. O índio! – falou a moça meio alheia.
O vento frio de uma manhã de sol já era o sinal de um dia melhor. Dona Ceci tinha saído para assistir à Missa em companhia de seu marido Sisenando. Esse saiu para ir buscar os jornais do dia enquanto a mulher ficou mesmo na Catedral. Ele tinha estado na Rua Salgadeira logo cedo da manhã em companhia de sua filha. Ao voltar, Sisenando tomou café com bolo, pois o pão não havia por causa da chuva torrencial da noite-madrugada.  E também, Sisenando teria que ir ao Mercado ver se encontrava no local um par de sapatos, pois o que usava era também bastante velho. Os outros tinham sido molhados e assim ficaram imprestáveis. Era um tipo de calçado de não aguentar chuva. O sapato abria logo o solado. Era até interessante. Os sapatos ficavam batendo com assola no chão e subiam até ao ponto de partida fazendo uma zoada bem peculiar. Os jornais da cidade não saíram àquela hora o que fez Sisenando rumar o Mercado. Nesse percurso, Sisenando encontrou um velho amigo, membro da Maçonaria. Esse homem vinha quase a correr e na ocasião teve de recitar ao velho amigo:
Amigo:
--- O doutor está em coma. – relatou o velho amigo a Sisenando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário