quinta-feira, 13 de junho de 2013

"NARA" - 77 -

- Fernanda Vasconcellos -
- 77 -
REPERCUSSÃO
Na manhã de domingo, o dia seguinte, um jornal da capital estampou em largas manchetes a preleção do maçom Antônio Sisenando de Almeida na Universidade Federal. A presença do trabalhador José Luiz Diamante foi citada por ter sido o homem levado ao espaço por um “Disco” o qual se chamou pela alcunha de “Disco Voador”. A imprensa local não deu cobertura ao caso da aparição de seres estranhos na cidade de Roswell, no Novo México. Portanto, esse tema era novidade para os moradores locais. Ou em sua grande parte. Portanto a impressa detalhou todo o conteúdo com o repórter novato a indagar do mestre Sisenando como foi o acontecido em Roswell e em seguida a indagação semelhante ao trabalhador José Luis Diamante sobre o seu rapto em uma nave estranha para todos. Pela manhã do domingo Sisenando leu a notícia e gargalhou. A sua filha Nara apenas sorriu como a declarar:
Nara:
--- Hoje a cobra se solta! – conversava consigo mesma.
Ainda no sábado logo após a palestra de Sisenando, os cumprimentos às autoridades do Ensino, as entrevistas dadas pelo mestre e por Diamantes, eles, todos – Nara, Euripedes e José Luis rumaram para os seus lares sem se esquecer de passar com José Luis para um almoço fraternal em casa do mestre maçom. Após esse tempo, Eurípedes e Nara conduziram até a sua moradia o trabalhador José Luis Diamantes com recomendações dadas pelo médico noivo de Nara para o trabalhador ter o máximo cuidado em conceder entrevista. Ele apenas podia falar com a presença do seu advogado. Apesar de não ter perguntado ao médico Eurípedes qual era o seu advogado, Diamante ficou curioso diante do caso:
Diamante:
--- Advogado? Quem é esse tal? – perguntava a si mesmo o trabalhador.
Com certeza, o médico Eurípedes já sabia quem era o tal advogado. No entanto não falara ao trabalhador, por precaução. Mas, no caminhar para a residência de Nara, a moça indagou do seu noivo a inquietante questão:
Nara:
--- Quem será o tal advogado, querido? – perguntou a moça.
Euripedes:
--- Eu vou falar com o doutor Nestor para saber se ele aceita o caso. Ou me indica algum outro da mesma linha. – falou o rapaz.
Nesse ponto o caso findou para a moça. No dia seguinte, quando o pai de Nara estava a gargalhar sobre a repercussão da sua fala, chegou logo cedo da manhã a residência do mestre o doutor Euripedes. Com ele estava o advogado Nestor dos Santos. O advogado era sabedor do caso por conta das noticias de jornal. Voltando a residência de Nara, o advogado chegou, a saber, de toda a história, em parte contada pelo o mestre Sisenando. De outro ponto relatado pelo médico Eurípedes. Foi então ter ele se inteirado de tudo, com certeza. A falta era então ouvir o próprio Diamante até mesmo no domingo, se era possível ao advogado, por sinal. E o advogado Nestor dos Santos mais o doutor Eurípedes prosseguiram viagem até a moradia do trabalhador Diamante antes de qualquer curioso para saber com mais detalhes a ocorrência do inicio da semana passada.
Enquanto isso, em sua residência apor ler e reler toda a história do dia passado, quando o próprio Sisenando foi palco do saber, naquela hora da manhã o mestre continuava os estudos da ciência ainda desconhecida. E foi assim ter ele tomado o avaliar sobre extraterrestres quando aqui esteve há alguns milhares de anos. E após tanto tempo de habitação o povo Nazca desapareceu misteriosamente abandonando sua civilização da região de Cahuachi. Os esqueletos de crâneos enormes e alongados foram encontrados já no século XX em uma região onde o povo nazca fez a sua cidade cultural e religiosa. Com o seu cachimbo na boca, o mestre Sisenando soube no seu livro como essa cultura desapareceu. Tal povo não se sabia nem de onde veio nem como chegou àquela região inóspita. Tudo levava a crer serem essas pessoas de outros mundos além do nosso planeta. No entanto, esses crâneos alongados surgiram no mundo bem distante, como ocorria no Congo, África, onde tribos dos silvícolas Mambedos enrolavam seus crâneos para imitar os deuses, seres físicos, viajantes normais vindos das estrelas. Alguns alienígenas tinham crâneos alongados e os povos antigos imitavam esses crâneos. Os Cincas, raça extraterrestre, também tinham crâneos alongados. E no antigo Egito, o Faraó Akhenaton, o Rei Tut teria descido das estrelas. O Rei costumava receber visitantes do Cosmos e adorava ele a Aton, o deus sol. A sua mulher, Nefertiti, tinha as mesmas características: corpo magro, alta e barriga protuberante.
Nesse momento o telefone tocou e Nara atendeu de imediato. Alguém indagou se nessa casa morava o senhor Diamante e Nara pesquisou por quem estava a falar. Alguém respondeu ser do Rio de Janeiro. Nara respondeu:
Nara:
--- O  senhor Diamante não está. E se for para alguma reportagem, ele apenas pode falar com a presença do seu advogado. – falou com educação.
Alguém:
--- Eu sei. Eu sei. Mas o senhor Sisenando está, por favor? – indagou a pessoa.
Nara:
--- Um instante. –disse Nara e deixou o aparelho a espera enquanto dizia ser para o mestre.
Nesse momento, Sisenando acolheu o interlocutor e então falou de ser reportagem apenas ele falaria na presença de um advogado.
Alguém
--- Meu nome é Vasco. Eu represento um setor de um jornal dos Estados Unidos. E estou eu sabendo da imprensa local ter sido o senhor Diamante avistado um UFO? – Indagou o repórter
Sisenando:
--- Senhor Vasco. Quem falou na cidade de Roswell foi a minha pessoa. Eu posso falar com a presença do meu advogado sobre a questão de UFO e outros detalhes. Caso queira, podemos conversar sobre o tema. – relatou o mestre.
Vasco:
--- Eu sei. Eu sei. Mas o senhor teve mesmo em um UFO? – indagou com temor o pesquisador.
Sisenando:
--- Senhor Vasco. Vamos deixar a questão às claras. Se o senhor quiser, pode vir a Natal que eu falo o que eu sei. Por enquanto é só isso que posso informar. – falou o mestre.
Vasco:
--- Eu sei. Eu sei. Vamos fazer o seguinte: com o vosso advogado apenas eu vos peço não falar com outra pessoa da impressa, pois esse assunto é sigiloso. E eu vou estar em Natal em dois dias. Estamos acertados? – perguntou o homem.
Sisenando:
--- Muito bem. Eu vos espero, com certeza. – falou o mestre.
E o homem desligou o chamado. Enquanto isso, Sisenando ficou cheio de orgulho por ter sido atendido pela reportagem norte americana quase na mesma hora a qual ele falara sobre o avistamento de um UFO na cidade onde ele estava.
Sisenando:
--- É dinheiro, minha filha. São dólares! – respondeu o homem a Nara um tanto descontente.
E assim o tempo foi passando e apenas Sisenando a espera de seu advogado para falar sobre a provável entrevista por ele veiculada dentro de mais alguns dias. Nesse momento, bateu à porta outro amigo comum: Macedo professor em Física. A alegria se completou. Sisenando mostrado o jornal da manhã e a matéria sobre o homem Diamante e o seu próprio falar. Os amigos gracejavam como que por sempre a declarar coisas desconhecidas dos alunos presentes no amplo e seleto auditório da Faculdade de Medicina, local mais aconchegante da Universidade.
Macedo:
--- O Reitor da Universidade ficou deveras impressionado como o teu saber. – sorriu o mestre.
Sisenando:
--- Ora. Ora! Foi só um pouco do meu saber. E eu não falei das coisas mais célebres que estão a ocorrer. – sorriu feliz o homem.
Macedo:
--- Mas para quem não frequentou uma Faculdade de Química ou Física, o que o senhor mostra saber já se torna fenomenal. A propósito: não desejaria o senhor lecionar Física na Faculdade? – indagou preocupado o amigo de Sisenando.
Sisenando:
--- Eu? Professor? Não. Se me desse a oportunidade de for o vosso aluno, ainda bem. Como Professor eu não posso lecionar. – relatou sorrido.
Macedo:
--- Não faça cerimonias. Nós aplicaremos um questionário proforma e está tudo resolvido. O senhor será o nosso Professor.
A sua filha cutucou o pai como a informar ter ele a estar perdendo a oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário