domingo, 30 de junho de 2013

"NARA" - 87 -

- Zooey Deschanel -
- 87 -
QUESTÕES
À noite, Rócia procurou saber do seu pai do assunto do alemão Humberto Paulo, pois a moça estava um tanto preocupada com o homem daquele dia à tarde. O velho não sabia ao certo informa do caso assim de imediato. O que Amaro Borba podia afirma era como o alemão chegou ao Estado e apenas era criador de gado. De resto, ele nada perguntou aos fazendeiros da região. Por ouvir dizer, Amaro teve a conhecer os fardamentos do Exercito alemão, bandeira suástica, medalhas e muito ouro tidos pelo fazendeiro.
Amaro:
--- Eu não tenho vínculo com os judeus. Alguém que tenha nome de judeu tem muito na escala de Hitler. José é um dos tais. A raça ariana não é tão pura assim. Com a mistura dos homens tornou-se comum um ser José ou João em nada ter de alemão. Quem era o tal homem? – indagou cismado.
Rócia:
--- Eu não sei. Confesso! – destacou com pressa a moça.
Amaro
--- Está vendo você? Confessa! – sorriu o seu pai.
Rócia:
--- E como eu devo falar? – indagou atônita a moça.
Amaro:
--- Simplesmente “não”. Confesso é negocio de piedade. – relatou sem desespero.
Rócia:
--- Está bom. “Não senhor”. Mas o rapaz que apareceu hoje no armazém apenas indagou se eu conhecia seu Humberto Paulo. Eu respondi não conhecer. Ele me fitou bem sério e depois agradeceu esse foi. Não tive ideia de quem seja. Seria também um alemão? – indagou curiosa.
Amaro:
--- Creio que não. Pode ser um comprador de gado ou alguém muito experiente demais. O que teria levado o estranho a esse lugar? – indagou com ele mesmo
Nessa mesma noite estava na casa de Nara o seu noivo Eurípedes acertando os detalhes para a apresentação do quarteto no próximo mês de setembro, no Teatro da capital. Dessa vez estava presente o rapaz Fred um dos que faltaram no último encontro. Apenas três estavam presentes a faltar Rócia.  Dois dos três combinaram como se começar. E então foi assim que o duo iniciou. Após todo esse alvoroço, discussão e anotações, chegou o mestre com sua cabeça a pensar no extraterrestre, Orion de Nereu. E comentou algo dito pelo visitante.
Sisenando:
--- Uma colisão cósmica gigantesca! Isso é possível? E a Terra? Mas, isso é o futuro bem distante, eu estou a antever. – falou para si o grande mestre.
O pessoal ficou alertado com fato a ser dito pelo mestre. Alguém nem chegou a pensar. Mas Eurípedes de imediato alertou.
Eurípedes:
--- Que colisão é essa, divino mestre? – sorriu o medico a indagar.
Sisenando:
--- O mundo. Ora veja só: as galáxias são vastos reinos estelares. Algumas são bolas gigantes. Outras são espirais complexas. Mas elas nunca param de se transformar. A nossa galáxia é um lugar dinâmico. A sua própria natureza já mudou através do tempo cósmico. As galáxias não só mudam como se movimentam. E às vezes, elas colidem umas com as outras. Quando isso ocorre uma das duas coisas se sucedem. Elas engolem ou são engolidas. Tem uma que parece uma enorme galáxia espiral dupla. Mas na verdade são duas galáxias em colisão que devem durar milhões de anos até haver uma só. Colisões assim acontecem em todo o universo e a nossa Via Láctea não é exceção. Já houve um tempo em que a nossa galáxia chegou a engolir galáxias menores e hoje, diz Orion de Nereu, que se pode ver pequenas estrelas que sobraram  das últimas fusões que formaram a Via Láctea. Porém isso não é nada comparado ao que virá. Nós estamos em rota de colisão com a galáxia Andrômeda. E para a Via Láctea essa é uma má notícia. A nossa velocidade se estima em quatrocentos mil quilômetros por hora. Isso significa que daqui a seis bilhões de anos estará tudo acabado para a nossa galáxia. Andrômeda é uma imensidão. Cada vez que as duas galáxias se encostarem eles viverão cada vez mais agitadas e cada vez mais próximas. As duas galáxias entrarão numa dança da morte. Quando houver o choque nuvens de poeiras de gás serão jogadas em todas as direções. A gravidade das galáxias em choque arrancará estrelas de suas órbitas e as expulsará para o espaço. É estranho. Mas as estrelas não se chocarão. Elas estarão muito distante uma das outras. Deixarão de existir Via Láctea e Andrômeda. Surgirá a Hectômeda sendo uma galáxia inteiramente nova. Essa nova galáxia, a Hectômeda, se tornará uma nova galáxia elíptica. Nós podemos acabar no estômago dessa nova galáxia. Estrelas e planetas serão jogados em todas as direções. Talvez seja esse o fim do Planeta Terra. – definiu o mestre meio contemplativo.
E decorrer dos meses chegou a conclusão do inquérito de Margarida. Após trabalhos diuturnos o Juiz chegou a sua conclusão sobre a morte de Salvador. E não houve a necessidade de se consultar jurados, pois o próprio chegou com a sentença. Em despacho rápido o Juiz declarou não haver provas de apontar Margarida Lima culpada da morte do motorista Salvador e esse caso era definitivo e encerrado. Apenas o advogado doutor Nestor dos Santos e a sua auxiliar Tâmara Peluso estivem presentes a sessão onde o Juiz assinou a sentença. Foi uma alegria total de o advogado Nestor ter mais uma vitória na sua trajetória de um eximiu defensor de alguém sem precisar nem sequer a presença da acusada. O mestre Sisenando ficou feliz com a notícia. E o senhor Amaro Borba fiou mais ainda a chegar dar murros no espaço. Margarida por sua vez, chorou como criança. Toda a alegria foi pouca para aquele instante. Se na casa de Amaro era de felicidade completa, na residência de  Nara, o seu pai chamou a todos para um brinde por confirmar a eficiência do advogado. Nara, por sua vez, indagou a seu pai.
Nara:
--- E o repórter do Rio? – indagou a moça em meio a delírios.
E seu pai Sisenando, respondeu:
Sisenando:
--- Sei lá. Nesse momento eles devem estar matando outro. – gargalhou o homem.
O mestre parecia uma criança de tanto regozijo. Margarida pensava entre uma coisa e outra.
Margarida:
--- “Nunca pensei que eu saberia mentir tão bem!” – sorriu e chorou a moça.
Ceci:
--- Porque estás sorrindo menina? – quis saber a mulher.
Margarida:
--- Nada não. É de apenas felicidade. – respondeu a moça a sorrir.
Na verdade a menor de idade mentiu. E mentiu como um adulto. Após viajar até Macaíba com o caminheiro Salvador, a moça retornou a sua casa sem nada a fazer como queria. Escondera-se na boleia do caminha ainda antes de partir para seguir viagem, e voltou com muita raiva do algoz Salvador. Então, Margarida entrou em sua casa onde apanhou uma espingarda e foi até a porta de trás. Foi alí, fazendo mira, que a moça detonou um balaço atingindo o caminhoneiro pelas costas. Essa história ela não contou a ninguém. Mas a mulher da cozinha viu muito bem a sanha assassina da garota.
De outra parte José Tomaz tinha severos argumentos contra a menor de idade. Ele sabia muito bem ter Salvador sempre profundo respeito para com a mocinha, apesar da cena de beijos na primeira ocasião de encontro entre ambos. Porém, ele ouviu por várias vezes a mocinha dizer ser o velho Amaro ser o seu pai e não pai adotivo como disse o idoso lago após a morte do motorista. Um fato agravante foi notado pela cozinheira. Após o disparo certeiro feito por Margarida a mulher tomou a arma da virgem dizendo-lhe boas verdades.
Tomaz:
--- Sei não.  A moça sabe mentir. Ela matou o motorista. – falou o homem a sua mulher.
Amália:
--- Tu não te metes nessa confusão. Se não, se não. – falou a mulher de Tomaz.
Tomaz:
--- Eu não estou me metendo, mulher. O caso está encerrado. Mas essa menina mentiu, ah se mentiu. Ah se eu pudesse desmanchar o feito. – lamentou o vaqueiro
Amália:
--- E o que é que tu fazias? Heim?  - indagou a mulher.
Tomaz:
--- Sei lá. Acho que nada. – lamentou o vaqueiro.
Amália:
--- Então deixa o caso como está. Tu não vai querer se importar com isso. É briga de cachorro grande! Ora! Quem já viu? – fez questão de dizer a mulher um pouco abusada.
O homem se escorou no umbral da porta e começou a pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário