quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

DOIS AMORES - VINTE E CINCO -

- Chloe Moretz -
- 25 -
AS HORAS
Como o suíno morria e a sua cabeça pendia de um lado para outro marcando o compasso da estranha vida e da morte, assim também marcava o gigantesco e preguiçoso carrilhão do velho relógio da corrompida sala da bodega as horas vagarosas do eterno dia. A sensação de temor invadiu por completo a alma atormentada a linda moça Dalva. Ela não queria ouvir o falar dos matadores de porcos e nem saber o destino das tripas do animal. A sua cabeça zunia como uma arapuá da floresta esvoaçada no meio da mata. O carrilhão olhava para a moça como o suíno também. As nuvens no céu a vaguear em flocos finos como sendo algodão. O berro de um carneiro era tudo o que faltava na vala do sítio. E o mugido de um touro valente dava o sinal da morte certa de algum outro animal. Carros a passar para a cidade. Um caminhão cheio de frutas.  O motorista recebia o adeus do homem quase nu da cintura para cima com o seu facão no braço. O homem era o danado do matador de suíno. A moça ainda olhou em ligeiro desatento o gesto do assassino do cevado.  Bugies passavam a toda pressa em direção aos Coqueiros com seus passageiros. As moças no banco de trás vestiam tangas quase nuas. Um menino dos seus oito anos dava adeus aos passantes. A mulher empilhava o monte de cocos na beira da estrada. Os crentes rezavam o oficio na frente de uma das casas existente no local para o povo do mato, com certeza. Um foguetão espocou no alto para chamar a atenção de toda a gente. Por fim, Bartolo seguiu viagem em direção à praia.
Bartolo:
--- Estás chorando? – perguntou à sua companheira de viagem
Dalva:
--- Criminosos! – disse a moça a soluçar.
Caio:
--- O pior é com um ser. Ele morre na hora. Uma facada ou um tiro. E pronto! – dialogou
Bartolo:
--- Depois todos comem achando graça. – manifestou o repórter.
Caio:
--- A matança de porco é um ato brutal. Como a do gado, carneiro e bode. Enquanto o gado morre o homem vive. É a sina do destino. – comentou o policial.
Onze horas da manhã e o Hyundai estacionou em frente a um bar. Não era bem um bar. Mas era o único existente na praia. Uma tapera, bancos toscos, mesas quase a cair de tão velhas, duas portas, uma geladeira, garrafas empilhadas, cordas de caranguejos para se pôr nas panelas de barro, lagostas trazidas do mar, peixes crus ou fritos o que pôs em inveja o homem Caio bastante satisfeito, e um monte de gente em monta a conversar asneira. Com seu maiô composto e sua saída de praia a mulher correu do carro para o mar onde mergulhou à sua vontade.
Bartolo:
--- Ei! Espera! Estás louca? – chama o homem a gritar.
Caio:
--- Deixa-a! É a forma de esquecer-se do suíno. – falou o homem a sentar à mesa.  
Em instantes, um homem a vestir roupas de pescador, com as pernas das calças até o meio da canela, a camisa desabotoada e um chapéu de palha se aproximou dos moços a oferecer uma enfieira de peixes inteiramente crus. Ele acabara de vir do mar e tinha a oferecer uns badejos ou coisa assim prontos para se levar para casa. Nesse ponto, Caio se revirou todo a verificar aqueles salutares peixes só encontrados no Canto do Mangue, em Natal. E não tinha porque não agarrar tantos peixes novos como aqueles. Ele nem quis saber de mais nem menos. Agarrou a enfieira e pagou o preço desejado.
Caio;
--- Desde que há memória que a pessoa sempre pesca. E o peixe tornou-se um símbolo dos cristãos. E a lua exerce influência na pesca. Lua cheia é ótima para a pesca. Esse é um alimento de excepcional valor nutritivo. – declarou com ênfase.
Bartolo:
--- A forma mais simples de pesca é um indivíduo isolado com uma canoa ou uma rede de pesca. – comentou o jornalista.
Caio:
--- Exatamente! A forma mais simples de pescar é com o auxílio da embarcação, começando com a jangada. – salientou ainda mais.
Nesse momento, alguns minutos após a deusa chegava do mar para enfeitar ainda mais a amena conversa. E foi de imediato a indagar sem preconceitos.
Dalva:
--- Bebe-se? – perguntou a deusa com o seu largo sorriso.
Caio:
--- Ora veja o que faz um belo banho! – alertou o policial.
Após certo tempo quando passava já do meio dia e os ponteiros do relógio chegavam mais para uma hora da tarde algo de novo se abateu. Um carro estacionou próximo ao bar e dele desceu um casal. O homem foi logo reconhecido. Lauro Alcântara.
Dalva:
--- Ih! Lá vem bronca! – relatou suave a mulher
Bartolo:
--- Quem? – indagou sem entender:
Dalva:
--- Meu ex! – declarou a mulher.
Bartolo:
--- Deixa pra lá! Ele que se lixe. Talvez nem tenha visto! – fomentou com incerteza.
Dalva:
--- Quem? É o que você pensa! Ele encostou o carro de modo a atrapalhar a minha saída com o meu Mustangue. – disse a moça já enervada e virando a cara para outro lado.
Bartolo:
--- Eu peço para retirar da saída. – confessou o jornalista.
Caio:
--- Calma! Calma! Eu mesmo tomo conta de tal assunto, se for preciso! – falou a dissimular.
Naquele instante o homem Lauro Alcântara baixou os óculos para melhor reconhecer a sua mulher ou ex-mulher e fez um sinal como ditar uma “boa tarde”. Ele sorriu e acompanhou a sua noiva ou namorada. Então, devagar, ele conversou ao ouvido a nova namorada. Mas, Dalva não soube o que ele falou de tal modo. Dalva sentia apenas o esquentar do seu corpo e apesar de não tecer a vista, a diva não se deixava aquietar.   
Bartolo:
--- Calma. Tenha calma! Ele não fará nada na vista de todos. – falou sussurrando
Dalva:
--- Eu sei que ele não fará nada. Mas me enerva a sua presença. – falou com ira.
Caio:
--- Quer sair? – indagou o policial.
Bartolo:
--- É o melhor a se fazer. – argumentou o namorado de Dalva.
O Policial foi até o homem, Lauro Alcântara, para ele retirar o seu carro, pois o outro veículo tencionava sair naquele instante. De momento o homem olhou de cima abaixo o policial como se não compreendesse ao certo.
Lauro:
--- Quem é o senhor? – indagou meio alterado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário