sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DOIS AMORES - TRINTA E UM -

- Jennifer Laurance -
- 31 -
NUREMBERG
Após a prisão do general Wagner Rahner o “monstro” – como chamava assim a sua filha Joana Vassina – foi conduzido à prisão da Base Aérea com os demais “companheiros” de ação. Todos foram levados para a prisão. Porém, somente o general recebeu tratamento especial. Após o primeiro mês, uma comissão seguiu até a prisão e comunicou ao senhor Rahner que ele seria julgado nos procedimentos do Tratado Militar igual ao de Nurembergue. Para tanto seria convocada uma Junta Militar Internacional com a presidência de um Juiz Militar do País onde o homem fora preso. Era então e retomada do Julgamento de Nurembergue, afinal. Ou, pelo menos, aos moldes do julgamento militar de Nuremberg, em todos os seus detalhes, inclusive a forca.  O Brasil, por seu representante Coronel Danilo de Mello Prado, da Força Aérea convocou os representantes dos Estados Unidos, Grã Bretanha, Rússia (ex União Soviética) e França para formar as leis e as equipes que conduziriam o julgamento. Enquanto isso, ao longo daquele mês o agente policial Teixeira, era todo satisfeito pela prisão o General Wagner Rahner, quadrilheiro e brutal sanguinário. Em todas as conversas mantidas com seus amigos vez por outra ele levava o assunto a primeiro lugar. Fernando Costa, Bartolo, Dalva e Oliveira eram os mais atentos ao fato. Após a detonação da bomba em seu apartamento, o Agente ficou com maior cuidado, mesmo com a prisão do alemão. Os explosivos plásticos são letais após serem acionados. O cuidado é ter o mentor aplicar o explosivo para onde ter o arremesso e a potência do mesmo. O explosivo posto na porta de Agente Teixeira era de um magnifico teor aterrador. O tal explosivo poderia ser conduzido até em uma bolsa ou saco.
Caio
--- Eles são instruídos da melhor maneira possível. Países de Oriente Médio, pelo que se faz notar. – comentou com certa tristeza.
Bartolo:
--- Eu não sei se você atenta para isso. O Rio Grande tem um forte potencial em combustível fóssil. Além da cana de açúcar, nós temos o petróleo. – relatou o repórter.
Fernando:
--- E por que importa o álcool dos Estados Unidos? – indagou.
Caio:
--- Estratégia econômica. – relatou
Fernando:
--- Não dá para crer. – refletiu.
Caio:
--- Veja bem: nós importamos porque eles têm sobrando. E nós guardamos o que é nosso. – disse mais o agente.
Oliveira:
--- E tem a causa religiosa. A cada dia que passa surge mais templos protestantes nessa cidade. – comentou
Dalva:
--- E tem os Budistas e Islamitas. Esses estão surgindo aos poucos. Além dos luteranos, de Martinho Lutero. – detalhou a linda moça
Caio:
--- A religião não é a causa direta dos conflitos. As três religiões dominantes possuem a mesma raiz. – disse o agente.
Fernando:
--- Isso é. Mas não tolero a mudança de seita. A mulher deixa de ser católica para se tornar protestante. Isso não tem cabimento. – relatou com ojeriza.
Oliveira:
--- E o homem também. – descreveu o rapaz.
Fernando:
--- Mas o homem, esse sempre foi um palerma. Vai à Missa para ficar conversando política do lado de fora do templo. – acalorou a discussão.
Caio:
--- Desigualdades sociais entre os adeptos. – concluiu de vez.
Na verdade, há uma desigualdade frequente entre católicos e protestantes no País e no Estado, por excelência. Nas festividades religiosas cristãs católicas nota-se profundamente essa diferença. Uma vaca, um bolo, um vinho um doce e tantas outras coisas. Elas se arrematam em leilões formados pela Igreja. Isso deixa intrigado o protestante que a cada mês deixa dez ou vinte por cento do seu salário na sua Igreja para sustentar o pastor o qual ilude o homem crente a relatar ser o “dízimo” pago para Deus do Céu. As moças e rapazes costumam distribuir pequenos folhetos com um ensino religioso e convite para um evento na sua Igreja em certo dia do mês.
Há varias diferenças importantes entre católicos e protestantes. Apesar das tentativas, através dos últimos anos, de se achar coisas em comum entre os dois grupos, o fato é que as diferenças continuam existindo, e elas são tão importantes hoje como foram no começo da Reforma Protestante. Uma das primeiras grandes e inomináveis diferenças entre o Catolicismo e o Protestantismo é a questão da suficiência e autoridade das Escrituras. Os protestantes crêem que somente a Bíblia é a única fonte da revelação especial de Deus à humanidade. Os católicos, por outro lado, rejeitam a doutrina da única Palavra e não crêem que somente a Bíblia seja suficiente. Eles crêem que tanto a Bíblia quanto a sagrada tradição católica romana igualmente se combinam no Cristianismo.
Caio
--- Pode-se ver ainda uma combinação de fatores étnicos, políticos, econômicos, religiosos e sociais que surgiram ainda na Idade Média. – relatou o agente policial.
Fernando:
--- Os irlandeses seguem a religião católica. – confirmou o bancário.
Caio:
--- Com certeza. A Irlanda segue com a maioria católica. – enfatizou o policial
Dalva:
--- Na verdade, onde há um católico, o crente não deve mexer a colher. – relatou com estilo
Passaram-se os minutos e a diva foi para a cozinha cuidar do que estava fazendo. Um salmão delicioso feito ao molho. Era sempre uma comida a sonhar por Dalva Tavares. E daquela vez não mediu esforços e fez. Enquanto os homens conversavam ela preparava os pratos do almoço. Salmão era um peixe a se fazer a qualquer receita de molho. E daquela vez Dalva preparou uma mantida em segredo. Sorria muito para ver a cara os comilões ao servir o prato do cozido peixe. As dez ou quinze minutos ela chegou com a sua descoberta. E foi dizendo:
Dalva:
--- Olha o peixe! – sorriu a diva ao servir à mesa,
Caio:
--- Salmão? Que delícia! –se entusiasmou o chefe de cozinha.
Bartolo:
--- Não responda a pergunta de como foi feito esse peixe. – disse o homem com os olhos atentos por demais.
Fernando:
--- Vocês sabem como se trata um salmão? – perguntou a abocanhar o seu bocado
Oliveira:
--- Ora! De qualquer jeito. Desde que não sufoque. – falou sem poder diz como. A boca estava cheia do delicioso salmão.
Dalva;
--- Ora! Comam! O salmão é apenas um peixe. Tem salmão que morre após a sua reprodução. Outros continuam a se reproduzir. – falou com esmero
O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares. O salmão se alimenta principalmente de camarões. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos.
Caio:
--- Ontem eu vi um filme vibrante: “A Insustentável Leveza do Ser”- relatou com boca cheia.
Bartolo:
--- Com Juliette Binoche. Filme de 1987. Baseado da obra de Milan Kundera. O único romance que ele autorizou filmar. Filme inteligente. Kundera é checo. Mas foi expulso do país e hoje vive como cidadão francês. – completou o repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário