quinta-feira, 13 de março de 2014

DOIS AMORES - QUARENTA E UM -

- Sophie Charlotte -
- 41 -
O ESCAPE
Há quem diga nos dias atuais. Hitler escapou. A questão é: Adolf Hitler e sua esposa foram resgatados poucas horas antes pela pilota nazista Hanna Retsch. Em 29 de abril Hanna escapou do ataque aliado e conseguiu sair de Berlim logo após visitar o abrigo do Ministério das Relações Exteriores. Uma testemunha declarou que Hitler escapou da captura e da morte na noite de 30 de abril decolando em um avião que estava escondido onde o aguardavam uma mulher e Eva Braun com várias malas. Outras personalidades declararam ter Hitler embarcado naquele avião. Hanna atravessou o cerco russo levando os seus passageiros – Adolf Hitler e Eva Braun – conforme também declarou em seu livro.
Joana:
--- Nenhum dos corpos – mesmo os queimados – pertencia a Hitler e a sua esposa. E para completar essa história: Não há fotos, não há filmes nem registros de sua voz. Não há corpo. Não há nada. Adolf Hitler não estava em Berlim durante a queda do III Reich. – declarou. 
Caio:
--- O que restou para os alemães foi uma vergonha eterna.  A queda do III Reich. – comentou.
Joana:
--- Em setembro de 1938 os alemães já viviam sob a sombra da guerra. Naquele mês, Hitler exigiu que parte da Tchecoslováquia retornasse a Alemanha. Em 29 de setembro as Forças europeias atenderam ao seu pedido. – disse mais.
Caio:
--- Hitler teve uma vitória grandiosa sem confrontos. A fé e a admiração pelo grande líder se fortaleceram e intensificaram. - declarou o agente
Joana:
--- Em 1928 ocorreu o chamado “Milagre Alemão”. Houve um inédito crescimento econômico da Alemanha. Isso era distribuído pelas ruas como um panfleto do nazismo. - comentou.
Oliveira:
--- Mas uma coisa me perturbar: Adolf Hitler não estava em Berlim durante a Queda do III Reich? – indagou o militar da Polícia.
Caio:
--- Isso foi um plano criado pelos nazistas para facilitar a fuga do seu líder. Pouco antes da chegada dos soviéticos a Berlim, a cidade foi completamente abandonada. O núcleo do poder estava na cidade de Berchtesgaden, cidade fronteira com a Áustria, fora do alcance do fogo inimigo. – relatou com firmeza.
Joana:
--- Berchtesgaden é uma aldeia alpina na região da Baviera, sul da Alemanha, onde Hitler escolheu para viver desde 1923. – explicou com paciência.
Caio:
--- Hitler chegou realmente a Berchtesgaden por acaso. Na primeira visita, no início de 1923, ele se apaixonou pela paisagem, imediatamente. Tempos depois ele alugou uma pequena casa para as férias. Em 1933 Hitler adquiriu a residência. - explicou com modéstia.
Joana:
--- Abaixo das colinas de Berchtesgaden havia uma cidade subterrânea composta por quase sete mil metros de túneis. Dessa forma, Berchtesgaden se tornou uma fortaleza ideal para manter a salvo Adolf Hitler nos últimos dias do III Reich.  – a versão da senhora Vassina.
Desde o advento de Hitler ao Poder, Berchtesgaden se tornou o centro do poder nazista. Do seu núcleo o Fuhrer deu as ordens que findaram com a vida de milhões de seres humanos. Quando os aliados souberam que Berchtesgaden era o local de descanso do ditador para onde ele se dirigia quando não estava fazendo propaganda, a região tornou-se um importante alvo militar. Mas os aliados não sabiam de real que as casas que eles avistavam eram apenas uma camuflagem para o que havia de verdadeiramente importante. As decisões importantes eram tomadas nos labirintos do poder, abaixo, no interior das montanhas. Desde o inicio da Guerra devido os ataques aéreos as famílias dos lideres nazistas foram transferidas para os núcleos nazistas por uma questão de segurança. Quando os aliados tomaram ciência de que a cúpula do poder encontrava-se em Berchtesgaden, o Fuhrer foi orientado a construir um abrigo. Em 1943, após o bombardeio de Munique. Adolf Hitler concordou com a construção do abrigo, pois acreditava que esse seu novo abrigo também podia ser bombardeado. Em agosto de 1943 iniciou-se a construção do abrigo. Por várias razões foi bem fácil. O local foi indicado como importante para a Guerra e os seus operários não precisavam ir para o campo de batalha. E o abastecimento da cidade subterrânea foi garantido. Eram seis mil pessoas na construção do abrigo para ser concluído em tão pouco tempo.
Com a construção do abrigo sob os Alpes, Berchtesgaden, residência de Hitler e a liderança política nazista tornou-se o local mais seguro e melhor protegido na Alemanha. Em cada complexo do edifício há uma entrada para o abrigo subterrâneo. O abrigo tinha dupla função: era um abrigo de proteção contra ataques aéreos. E se os edifícios da superfície fossem destruídos os habitantes podiam viver de modo  relativamente confortável por várias semanas ou meses nos subterrâneos. Os abrigos foram construídos de modo a ter uma fonte de energia independente do fornecimento público. Os líderes máximos nazistas tinham medo de ataques a Obersalzberg, porém não temiam ataques com gás venenoso. Por isso estava à construção da área de entrada. Então, se houvesse ataque com gás, às pessoas poderiam tirar as suas roupas, tomar banho e se descontaminar. O abrigo Berghof, o abrigo particular de Hitler ficava a um andar abaixo dos demais, porque o Berghof, a casa de Hitler ficava embaixo dos demais edifícios.  
Apesar de ser o local bem mais protegido da Alemanha, a vida de Hitler ainda estava em perigo em Bertengarden. A segurança era um problema enorme. Sempre havia tentativa de homicídio. Há uma tentativa suíça de assassinar Adolf Hitler em Saltzberg. Essa tentativa foi encomendada pelo Serviço Secreto britânico.  Das profundezas dos abrigos de Berchtesgaden, Adolf Hitler e Eva Braun teriam fugido para o seu destino final: uma distante terra da Patagônia argentina. De acordo com muitos testemunhos eles viveram refugiados até seus últimos dias. A falta de provas sobre a morte de Hitler em Berlim gerou novas teorias sobre os últimos dias do Fuhrer.  Uma investigação feita indica de Hitler passou o fim da Guerra em sua morada em Bertengarden. A localização estratégica, o sistema de segurança complexo e desconhecidos e a predileção de Hitler pelo lugar podem esclarecer o destino de um dos maiores criminosos da história.
A casa de Hitler em Bertengarden não era virada para o sol. Era uma casa muito fria. E na sala principal foi colocado um vitrô provavelmente o maior vitrô conhecido da arquitetura do século XX. Ao caminhar pelo lugarejo cheio de árvores pode-se chegar ao que foi à casa de Hitler. No local tem o vestígio do ultimo lugar onde ele e sua esposa residiu na Alemanha. Na residência a sua mulher, Eva Braun, era proibida de aparecer em reuniões com os líderes mais importantes do nazismo. Na área mais ao largo esta a esplanada que mostra as montanhas onde o Fuhrer costumava ficar com os seus amigos.
Joana:
--- Hitler gostava do frio e não gostava dos raios do sol. O único problema que teve e que ficou bem evidente até seus últimos dias conhecidos foi uma doença de tireoide. Hoje, sabemos de quem sofre desse mal precisa de cuidados especiais. Ele sentia um calor terrível e tinha necessidade fisiológica de comer doces. – relatou com paciência.
Bartolo:
--- Pelo que eu sei, após busca na literatura de Hitler, uma das hipóteses que Hitler fugiu para a Patagônia onde o clima é mais parecido com o de Bertengarden – destacou o repórter.
Caio:
--- Após o seu desaparecimento começou-se a debater o destino de Saltzberg. Durante a guerra, o local ficou hermeticamente fechado. Com o fim da Guerra o local foi aberto e as reservas do abrigo foram retiradas assim como alimentos e outros objetos saqueados. – relatou o agente.
Joana:
--- O Versltzen rapidamente se tornou uma atração para as pessoas que queriam ver como Hitler vivia em sua vida particular. Então, em 1945, algumas semanas após o fim da guerra o Versltzen se tornou um ponto de atração. Uma espécie de local de peregrinação com as pessoas admirando os escombros dos edifícios. Mais de centena de milhares visitaram o local. A situação ficou feia e cogitou-se o que poderia ser feito. E se chegou à decisão de demolir o local. E se decidiu em destruir o Quartel da SS – Tropa de Proteção – e tudo mais o que tinha de ser detonado e depois levado ao chão. – destacou a mulher.
Caio:
--- Ainda há ruínas. Restos de paredes. – explicou o agente.
Em 1955 a Justiça alemã declarou o desaparecimento de Hitler. Na verdade, a chegada de Hitler ao local próximo da Polônia deve ter sido chocante. Imagine-se uma aldeia pequena e, de repente, apareceu o Fuhrer e sua guardiã comitiva. As autoridades fizeram de imediato à construção uma estação de trens. O fato é surpreendente que uma pequena aldeia, nas montanhas tenha se tornado o centro político do III Reich onde se tomava todas as decisões. Além de tudo, é um belo lugar para poder se instalar o centro do império. O local encerra logo cedo da noite as suas atividades.
Caio:
--- Interessante! Comício da Paz. Esse era o tema a ser defendido na fronteira da Polônia. No entanto, a Alemanha iniciava uma guerra a 1º de setembro de 1939 contra seu vizinho País. E se chamou: “Bomba atrás de Bomba”! – falou pensativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário