domingo, 2 de março de 2014

DOIS AMORES - TRINTA E TRES -

- Leighton Meester -
- 33 -
A FUGA
Naquele sábado à tarde quando Dalva descansava de seu labor extenuante da semana com as pernas estiradas de um divã a outro, a ouvir o Sonho de Amor, (Liebestraum), de Franz Liszt, aguçava a vista para a matéria lida. Em um Jornal de Letras a bela mulher colhia informações sobre o Prêmio Pulitzer na área de jornalismo a um competente escritor conferido sempre no mês de abril de cada ano. Tratava-se de uma Reportagem Especial conduzida com habilidade pelo autor de outras mais. O prêmio em dinheiro era de dez mil dólares e um certificado. O seu companheiro Bartolo dormia a sono solto logo depois do almoço por estar bastante enfadado do movimento de toda a semana. A tarde aquecida não demonstrava o seu calor tanto porque o ar condicionado estava ligado no apartamento. Ouvia-se bem longe o grito de um vendedor de frutas a oferecer as mais saborosas espécies de um momento trivial. O motor de um carro a passar enquanto outro voltava. Após breve instante tudo acalmou. Nada ouvia para além de outrora. Bartolo se remexeu na cama quando naquele instante o celular tocou. Ele não ouviu bem. Mesmo assim, Dalva ouviu o chamado e procurou acordar o rapaz. Apesar do inquieto sono, Bartolo procurou ouvir o chamado mesmo atrapalhado em seu despertar. E alguém lhe informou sobre o caso do General Rahner.
Caio:
--- Ele está sendo levado agora para o Hospital do Coração. O caso é de urgência. Eu estou indo para lá também. – falou com pressa
Bartolo:
--- Quem? Quem? – perguntou com pressa para se certificar do chamado.
Caio:
--- O alemão. Entendeu? – e desligou o outro celular
Nesse mesmo instante Bartolo disse:
Bartolo:
--- Caramba! O alemão! Tenho de ir ao Hospital! – falou com pressa o homem.
Em meio do seu vexame ele tropeçou na sua bermuda quando procurava as calças. No meio da confusão Dalva procurou saber o motivo da pressa. Bartolo respondeu ter o General Rahner sofrido de algo a supor ser o coração. A moça se alertou e resolveu ir com o seu amante.
Dalva:
--- Ah. Vou ver o sujeito! – disse alarmada.
Bartolo:
--- Não sei se pode entrar. Mas, de um jeito ou de outro convém ir. – declarou o rapaz a vestir as calças de forma errada. Ele caiu e outra vez se levantou proferindo palavras de baixo calão.
O Hyundai seguia em alta velocidade atrapalhando o transito de outros veículos e deixando amedrontado quem estava nas calçadas das casas de moradias a supor que tinha sido a vítima daquele desastrado acidente. Na direção do carro estava o repórter Bartolo enquanto a sua namorada quase sempre gritava para se ter maior cuidado.
Dalva:
--- Cuidado! Voce atropela todo mundo! Cuidado!!!! – gritava a moça. 
Bartolo:
--- Cuidado que nada! O alemão saiu da cadeia! – vociferou o rapaz.
A frente do Hospital do Coração estava toda tomada por soldados severamente armados onde não se podia nem mesmo poder se entrar, a não ser com os documentos aprovados e seguidos de perto por outra guarda militar.
Visitante:
--- Que horror! Não se pode nem visitar um parente! – dizia uma mulher agoniada com tanto desespero.
No saguão de entrada estava postado o agente policial Caio Teixeira como se esperasse o seu velho amigo, Bartolo Revoreto em companhia de sua amante Dalva Tavares. No instante, Bartolo se topou com a severa guarda militar e logo teve de se identificar. A moça nada recebeu em troca, pois não era visitante ou alguém de cobertura jornalística. Então, a moça voltou ao seu veículo. E estava ela constrangida por não suportava tal desaforo da Polícia da Força Aérea. As funcionárias do Hospital cochichavam de modo temeroso com temor de serem detidas a qualquer preço. Um homem em uma maca passava, empurrada por dois funcionários para algum lugar do Hospital. Uma enfermeira segurava uma bolsa de soro aplicada em outro paciente. O homem era um idoso e se podia verificar pelo seu semblante. A boca aberta do homem enfermo. E um gemido ele soltava a cada instante.  Entre todos os eternos enfermos, os militares em ponto para vigiar quem entrava ou saía. E todos os que saíam se voltassem teriam de mostrar a sua identidade:
Visita:
--- Mas eu saí agora para trancar o meu carro! – dizia assustada uma mulher.
A vistoria se completava. Se não tivesse documento, a pessoa não podia entrar de forma alguma. A vigilância era por justo austera naquela ocasião. Em outra parte do Hospital, o Coronel Júlio César, da Aeronáutica conversava a sós com o investigador Caio Teixeira sobre as ordens emanadas por conta o presidiário Wagner Rahner da doença acometida de súbito. Houve um problema cardiovascular no General Rahner e então ele fora submetido a uma inspeção geral para detectar alguma anormalidade no seu organismo:
Júlio:
--- Houve uma queda súbita de pressão. O homem jazia como um cadáver! Impressionante! – declarou em confusão de memória.
Caio:
--- Talvez ele sofra de problemas cardiovasculares. Talvez. Ele toma algum medicamento? – indagou para esclarecer.
Júlio:
--- Isso não consta no seu histórico de saúde! – falou claro.
Caio:
--- Pode ter ocorrido de momento. A prisão. Não posso acreditar em doença anterior. – relatou
Bartolo a tudo ouvia sem querer se envolver no assunto. Mesmo assim, a certo momento, o repórter sem querer ser ousado, indagou:
Bartolo:
--- Quem prepara a comida do palerma? – indagou com suspeita.
Júlio:
--- A comida é a mesma dos oficiais mais antigos. Ora que pergunta! – reprovou o coronel
A Polícia Federal procurava em todos os recintos presença de alguém suspeito sem nada encontrar de imediato. Um militar chegou ao Coronel Júlio César e declarou;
Militar:
--- Suas ordens foram cumpridas, meu Coronel. – disse ele a bater continência e dar meia volta
Nesse instante o Coronel Júlio César se desculpou do agente Caio Teixeira e se afastou até o gabinete improvisado para atender os chamados de última hora e foi rever a lista de novas pessoas. Entre elas, estava Dalva Tavares com acesso permitido àquela hora então. Em conversa particular, Caio indagou de Bartolo:
Caio:
--- Que história foi aquela de quem preparava a comida do General Rahner? – com surpresa.
Bartolo:
--- Nada demais. Apenas uma pergunta desinteressante. – respondeu
Caio:
--- Menino! – chamou a atenção de Bartolo
Nesse ponto chegou ao seu lado a amante Dalva Tavares cheia de abusos, conturbada até, por ter ficado de fora do que podia saber então. Com ela estava o Coronel Júlio César e pediu mil desculpas pela guarda não permitir a entrada da moça no primeiro instante.
Júlio:
--- O senhor sabe. Ordens são ordens. Desculpe-me não ter permitido a entrada da moça no primeiro instante. Afinal, o preso está nesse edifício e não sabemos quem são seus cúmplices. – relatou o coronel com toda calma do mundo.
Caio:
--- Não houve nada demais. No meu setor também se processa da mesma forma. – sorriu
Júlio:
--- Algo a mais? – indagou
Nada mais tinha a relatar o agente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário