sábado, 24 de agosto de 2013

"DEUS" - 38 -

- SATÃ -
- 38 -
O HOMEM
Em certos dias o Abade Euclides de Astúrias estava em seu escritório, no recinto próprio o Monastério, passando em revista um texto por demais interessante ainda sobre o tema de Lúcifer, o “Portador da Luz”, como o Monge já falara há algumas semanas aos seus confrades na capela do Sagrado Templo. E o texto relatava então à medida que florescia a presença do homem na Terra crescia o esforço de Lúcifer para corrompê-lo e volta-lo contra Deus. Lúcifer começou a batalhar com Deus para capturar as almas da Terra. E, embora Deus também lutasse, deixava muito da luta para o homem. Uma das histórias mais notáveis narrada no Livro de Jó conta como Lúcifer tentou o próprio Deus a testar a lealdade do homem. O Diabo se gabava que na Terra tinha um homem de muita riqueza e boa família e que era capaz de fazê-lo mudar de pensar para com o Senhor fazendo-o sofrer crueldades terríveis. Deus permitiu a que Lúcifer atormentasse Jó afligindo-o com chagas, pois aquele homem era um bom servo do Senhor. E foi dito e feito. Satanás destruiu a casa de Jó e por fim, mantou seus filhos, tudo para ver se o homem renunciava a Deus. Satanás diz no Livro de Jó: no fim o homem dará tudo que tem em troca de sua vida. Jó quase sucumbiu à pressão. Por um momento duvidou do amor de Deus. Mas logo percebeu seu erro e reafirmou sua fé. De acordo com a Bíblia. Jó viveu até os 140 anos. Satanás falhara em seu ataque ao fiel Jó.  Mas ninguém deteria sua cruzada pelo mal. Ele infligiu morte e destruição ao homem o quanto pode. Mas Lúcifer queria conhecer alguém diferente de todos os que ele conhecera. Alguém que exigiria sua atenção mais serviente. Apesar de derrotas ocasionais, como o caso de Jó,  o anjo Lúcifer mantinha controle demoníaco do mundo antigo. De uma forma ou outra se tornou fixação entre religiões que buscava explicar a existência do mal. Lúcifer estava em toda a parte. Era o criador das misérias terrenas. Mas seu papel iria mudar. Um homem que andava na Terra chamou a atenção de Lúcifer. Não era um homem comum. Nascido de uma virgem era alguém que o Diabo havia há muito tempo queria levar ao pecado. Seu nome era Jesus. Os Evangelhos dizem que Jesus curava em seu tempo e as curas pareciam ligadas, na mente dele e decerto nas das pessoas, com as atividades de Lúcifer. E assim, ele diz que os diabos entrem nas pessoas, que adoecem. As pessoas são exorcizadas de quem causa as doenças.  A cura elimina Lúcifer da vida das pessoas e o reino de Deus é trazido e oferecido por Jesus. Satanás escondeu-se na sombra e aguardou pacientemente sua oportunidade de atacar. Ela chegou quando Jesus foi sozinho ao deserto para jejuar e orar durante quarenta dias e quarenta noites. Foi durante esse estado de fraqueza que Lúcifer atacou tentando Jesus com os prazeres da carne. Lúcifer levou Jesus ao alto do Templo de Jerusalém e disse:
Lúcifer:
--- Atira-te daqui e os anjos de ampararão porque está escrito que eles Te ampararão.
E Jesus disse:
--- Não. Não tente o Senhor teu Deus.
Satanás levou Jesus à montanha mais alta e mostro-lhe os reinos e países do mundo e disse:
Lúcifer:
--- Tudo isto é meu. Mas se te prostrares e me adorares, tudo será teu.
Jesus disse:
--- Não. Tu adorarás apenas o Senhor teu Deus.
E o Diabo se foi.
Jesus resistiu às tentações. Mas Lúcifer não se deu por vencido. Se não podia levar Cristo ao pecado, acharia um dos apóstolos que se deixasse tentar. Mas Lúcifer logo descobriu que tentar os apóstolos não era fácil. Para vencer teria que usar uma arma poderosa: a possessão. O ato físico de possuir o corpo de alguém. E Judas Iscariotes foi possuído por Satanás. Imediatamente após a possessão ele saiu para trair Jesus. E essa possessão aconteceu na Última Ceia. Judas traiu Jesus entregando-o aos Soldados romanos. Vinte e quatro horas depois Jesus era executado.
Enquanto Jesus morria devagar na Cruz, Satanás se deleitava sem perceber que o seu plano resultara na sua pior derrota. De acordo com os crentes “porque Deus deixou que seu Filho se sacrificasse, a humanidade salvou-se do pecado e de Lúcifer”. Nos séculos que se seguiram acredita-se que Lúcifer vingou-se inspirando o Império Romano a perseguir os cristãos. Os seguidores de Cristo foram forçados a participar do espetáculo sangrento. Eram publicamente executados e forçados a lutar contra leões famintos diante de milhares de romanos ululantes. Outros eram queimados vivos. De novo as forças do bem frustraram os planos de Lúcifer. Em vez de se aterrorizar com a carnificina os cristãos acolheram a morte e tornando-se mártires. Neutralizaram efetivamente a picada do veneno de Lúcifer.
Depoimento:
--- Eles queriam ser como Jesus. E morrer por Ele seria a honra máxima. Eles consideravam Satanás alguém que tentava impedi-los de converter outras almas a seguir Cristo. Um fato que causou grande impacto aos pagãos foi a sua disposição em dar a vida em oposição a Satanás. Evidentemente o Diabo não podia sequer lutar, ameaçando-os com a morte. Eles sabiam que venceriam a morte, pois Cristo havia vencido.
Os primeiros cristãos lutaram batalhas sem fim contra os agentes do pecado. Para combater os ataques de Satanás eles dispunham de outra arma poderosa: o batismo.
Depoimento:
--- Na cerimônia do Batismo há um ritual em que a pessoa batizada renuncia formalmente a Satanás. Em certas liturgias, ele se vira para o lado direito de frente para o leste, em oposição a oeste e diz:
Batizado:
--- Renuncio a Satanás e as suas pompas.
Depoimento:
--- Volta-se para o leste simbolizado o nascer do Sol a busca do calor de Deus.
Um dos primeiros a combater Lúcifer foi o Monge Santo Antônio. As retaliações de Satã eram maldosas e vingativas. Santo Antônio lutava rezando e tornou-se o modelo do herói cristão. O guerreiro cristão que luta contra os poderes de Satã.
No século V desgostoso com a inércia de Roma no extermínio da cristandade, Satanás saciou-se. Ele fez o Império a cair de joelhos. Roma foi invadida por bárbaros.  A anarquia imperava. A queda de Roma influiu na concepção sobre Satanás, pois representou o colapso da ordem civil e moral tal como era entendida no século V. Quando tudo começou a ruir intuíram que o poder do mal era maior do que julgavam. Mas a luta de Satã para conquistar o homem estava só no começo. Na sequencia o mal estrangula o mundo. Bruxas são acusadas a conjurar as forças das trevas para seu proveito. Durante quase mil anos após a queda de Roma, a mão de Lúcifer dirigiu eventos catastróficos. Foi o começo das Cruzadas. O povo fora dizimado pela Peste Negra, guerras religiosas, as guerras desumanas contra hereges, perseguições aos judeus, lepra, homossexuais, tudo ao mesmo tempo. A Igreja lança a Teoria de Conspiração. O Diabo está por trás disso tudo. Mas embora a humanidade lutasse contra os males de Belzebu surgiam sempre novas oportunidades de corrupção. O que não fosse atacado por fora apodrecia por dentro. As pessoas começaram a fazer pacto com o Demônio. Pacto que lhe traria riqueza ou poder em troca de sua alma:
Depoimento:
--- Uma história que sempre aparece sobre os folclores de Belzebu, rei dos demônios, é que ele faz pactos com seres humanos. E somos alertados, na hora de assinar o pacto para ler as letras miúdas, porque Satanás é mentiroso. Ele vai tentar lográ-lo. Mesmo que você ache que conseguiu o que quer vai acabar no inferno do mesmo modo.
O  mais famoso pacto com Satã foi descrito em 1604 pelo dramaturgo Christopher Marlowe em sua peça “Doutor Fausto”. O homem Fausto queria a sabedoria universal. Em troca, renunciou a Cristo e ofereceu sua alma ao diabo. Acontece que com o passar do tempo o Diabo veio busca-lo. E, embora, Fausto estivesse aterrorizado com a danação, era orgulhoso demais para pedir perdão a Deus;
Fausto:
--- As estrelas giram, o tempo voa, o relógio soará. O Diabo virá e Fausto se danará.
Quando Fausto morreu o Diabo escoltou sua alma ao inferno.  Talvez a melhor discrição de Satanás em suas profundezas é a do poeta Dante no capítulo da “Divina Comédia” chamado: O Inferno. Dante pintou o mais dramático e assustador quadro de Satanás. Ele é um monstro enorme, do tamanho  de um moinho. Suas imensas asas negras abrem-se e se agitam:
Inferno:
--- Suspiro, lamentos e gemidos ressoavam no ar sem estrelas. E no inicio fizeram-me chorar. Línguas estranhas, linguagem horrenda, palavras de dor, sons de ódio, vocês roucas e nisso tudo o ruído de mãos fazendo um tumulto que rodopia interminável, como a areia num furacão.
Relatos de pacto de Satã com os humanos ganharam força entre 1450 e 1700 depois de Cristo. O incrível poder dado a quem quisesse trabalhar para ele recebeu um nome: Bruxaria! – Milhares de pessoas eram acusadas e talvez tenha chegado a um milhão de idolatrarem Satã. Tais personagens se reuniam nos chamados conventículos ou sabás Tais personagens adoravam abertamente a Satã que às vezes aparecia e as mulheres faziam sexo com ele. As crianças eram imoladas e muito mais se fazia. Falava-se que Satã ajudava às bruxas destruindo colheitas e bens dos inimigos dessas mulheres. E além do mais ele trazia doenças e mortes a animais e pessoas. Embora homens, chamados feiticeiros, também fossem acusados de tráfico com Satanás, a grande maioria dos acusados eram mulheres mais velhas, pouco afeitas à sociedade. Muitas eram curandeiras que praticavam medicina caseira. Suas crenças faziam delas alvos fáceis. Mais de cem mil homens e mulheres delatadas por bruxaria pereceram da Europa. Muitas mulheres se confessaram cumplicidade com o Diabo fizeram para não sofrer mais torturas nas mãos de seus inquisidores. A maioria dos acusados era inocente. A pessoa entra da sala. O inquisidor faz perguntas como se a mulher teve relações sexuais com o Diabo. Isso era o bastante para vir a condenação. Satã celebrou um grande êxito no Novo Mundo quando, em 1692, a histeria das bruxas varreu a cidade de Massachusets, chamada Salem.  Os puritanos de Salem estavam obcecados com a ideia de pecado e Satã. O Demônio estava sempre a espreita, pronto a atacar quando a pessoa vacilasse. Um grupo de moças em Salem havia acusado mulheres mais velhas de “encantá-las” para que servissem a Satã. Em boras as mulheres velhas negassem qualquer ligação com o Diabo, às acusações levaram a condenação e a morte dezenove das acusadas. A histeria só teve fim quando se acusou de bruxaria a mulher do Governador da Colônia. Tal mulher não podia ser atingida pelo mal. Mesmo assim, o medo de Satã vencera.

Um comentário:

  1. Texto muito bom,com certeza algo sempre ficará por nascer mais o que importa é viver com Deus e para Deus.

    Parabéns

    ResponderExcluir