sexta-feira, 25 de maio de 2012

ISABEL - 02 -

- Zhang Ziyi -
- 02 -
CONVITE
Nesse ponto Isabel, ainda desnorteadas com a confusão no bar, olhou bem para o rapaz e fez pela vez primeira a pergunta do que pretendia fazer. O rapaz sorrido olhou a maca totalmente fechada e voltou a indagar se Isabel estaria procurando uma pensão. Foi então ter Isabel entendido a pergunta e logo respondeu:
Isabel:
--- Um rapaz me indicou aquela pensão. Eu fui lá para solicitar um quarto e então começou uma confusão e uma mulher e um homem. Eu vim embora. Estou agora sem noção de onde ir. Pois essa é uma cidade cheia de gente. Ave Maria! – disse então Isabel.
Homem:
--- É. É assim mesmo. Cidade grande! Você é do interior? – indagou o homem.
Isabel:
--- Bem. Eu sou. Estou aqui sem conhecer nada. O senhor também é do interior? – indagou com pressa Isabel.
Homem:
--- Não. Não. Sou daqui mesmo. Mas eu alugo quartos para casais e pessoas solteiras. Meu nome é Hélio. Queira aceitar meus cumprimentos! – sorriu Hélio estendo a mão para Isabel.
Isabel:
--- Ô. O prazer é meu. Quanta gentileza! O senhor tem um cantinho para alugar? – indagou curiosa a moça.
Hélio:
--- Tenho. Fica bem perto da parada do ônibus. Por trás daquele prédio alto. A gente faz refeição para quem precisa. Até mesmo gente de fora. Motoristas, mecânicos e assim por diante. Quer ir para a pensão? – indagou sorrindo o rapaz.
Isabel:
--- Ora se quero! É caro? - - indagou Isabel com a maior surpresa.
Hélio:
--- Não. Não. Ate porque nós estamos precisando de gente para ajudar na cozinha. Tem uma moça. Mas é muito serviço para ser feito. Outra saiu para casar! – sorriu Hélio a Isabel.
Isabel:
--- Ô que ótimo. Sou chegada à cozinha! – sorriu alegre Isabel.
Hélio sorriu displicente enquanto Isabel procurava ouvi-lo sobre tudo. De momento, Hélio chamou um biscateiro a sentar na calçada ainda pertencente ao bar e disse a moça ser a maca bem pesada e era melhor deixar por uma pessoa acostumada a pegar peso. Isabel consentiu e foi mais ou menos indagar se podia efetuar pagamento por ter o moço a sustentar a maca. Hélio fez sorriso e disse a jovem ter ele mesmo a efetuar tal despesa, pois tudo seria posto em sua conta a pagar no fim do mês, se ela quisesse ficar no trabalho.
Isabel:
--- Quero sim. Nunca eu tive tanta sorte de uma vez. – respondeu com simplicidade e alegria a jovem moça.
Após breve caminhar Hélio chegou ao ponto. A casa era bastante larga e comprida tendo fruteiras em ambos os lados. Dois pés de fícus faziam sombra logo a tarde para quem entrasse ou saísse. A cozinha ficava na parte de trás onde havia mais cômodos ocupados e um estava pronto para alugar. Era uma casa pertencente, quando foi feita, a um homem de negócio. Naquela nobre residência o dono morou por longos anos e, após sua morte os herdeiros preferiram se mudar e deixar a habitação para ser alugada.  Isabel, ao entrar no prédio ficou abismada com tanto encanto visto em um soberbo solar feito em plena capital. Logo quis saber da origem do primeiro dono, mas teve receio em perguntar. Na cozinha estava uma mulher. Essa pessoa foi apresentada por Hélio como sendo dona Marina, a proprietária do local de fazer almoço. A Moça estanhou um pouco, mas não perguntou coisa alguma. A questão era porque o rapaz se apresentou como dono de uns cômodos. E veio a cena de quem mandava era dona Marina e não, efetivamente, Hélio. Porem foi um pensamento tão rápido e Isabel deixou passar. Fome, sede, vontade de tomar banho eram os casos principais para a moça tão logo se fez a dona da chave do cômodo.
Marina:
--- Pode se arranjar. O banheiro é lá mesmo. – recomendou a mulher.
Isabel
--- Obrigada por tudo. – respondeu a moça e sorriu para Hélio.
Ao procurar o garoto responsável pela maca, esse já havia saído. Ela nada falou e levou os seus pertences para a sua nova moradia. Abriu e fechou a porta enquanto tomava banho frio e de uma água límpida como nunca sentira em sua vida. De momento alguém bateu à porta. Era dona Marina. A mulher quis saber se a moça tinha toalha. Isabel por pouco procurou nos seus embrulhos a toalha e logo viu ter se esquecido de trazer aquela parte dos seus pertences. E de imediato respondeu para a mulher.
Isabel:
--- Eu me esqueci de trazer. Arranje-me um pano. – respondeu a moça bastante preocupada com esse esquecimento momentâneo.
Marina:
--- Tem uma nova aqui pregada na porta. E pode ficar com a toalha. – falou a mulher com a voz meio atrapalhada.
Isabel agradeceu e ouviu seu passar se distanciando. Embora tudo fosse silencio, a moça ouvia ainda as panelas sendo lavadas ou guardadas. E o cheiro apetitoso de alguma comida gostosa remexeu a sua barriga, pois há quase vinte e quatro horas Isabel não fazia refeição ao contento, salvo empadas a roer pela estrada. De imediato, alguém bateu novamente à porta. Ele temeu em abrir, pois só se lembrava do padrasto em suas avançadas libidinosas. Por um tempo a moça calou e a pessoa partiu sem maiores comentários. Logo depois, quando tudo estava quieto, Isabel resolveu abrir a porta e, devagar, olhou para fora. Apenas uma doméstica colocando restos de comidas no balde de lixo. A doméstica era ainda bastante jovem e logo após despejar o resto de comida retornou ao interior da casa. Isabel notou a conversas entre ambas as mulheres, mesmo assim não conseguiu distinguir um todo do falar. Com bastante calma, se era possível definir a cena, a nova inquilina do quarto se aproximou da porta da sala e logo afirmou a sorrir.
Isabel:
--- Agora estou uma nova mulher. – e dizendo isso, sorriu.
Marina;
--- Um banho faz a gente remoçar. Aqui não falta água. É o dia todo. Esse aí é quem gosta de tomar banho. – falou dona Marina apontando para a sua auxiliar.
A mocinha sorriu como se tivesse meio encabulada com o dizer de dona Marina. E em seguida preparou um prato de refeição para Isabel. A moça pôs o prato a mesa e disse apenas:
Moça:
--- Você. – e sorriu ainda encabulada com a nova moradora do quarto.
Isabel:
--- Ó. Que bom. Já não via a hora. Estou sem me alimentar desde a tarde de ontem. – sorriu Isabel, sentado em uma cadeira e abocanhando o bocado de alimento.
Moça:
--- A senhora é daqui perto? – indagou com franqueza a auxiliar da cozinha.
Isabel:
--- De outro Estado. Eu vim em um ônibus não sei de onde. – falou Isabel com a boca cheia de comida.
Moça:
--- Eu moro aqui, mas também sou do interior. – respondeu a moça sem se atrasar no serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário