terça-feira, 29 de maio de 2012

ISABEL - 06 -

- Charlize Theron -
- 06 -
INVERNADA
A enxurrada trazia os basculhos encontrados pelo caminho de ladeira a cima fazendo uma perigosa agitação para os mecânicos. Esses suspenderam o trabalho que eles faziam a frente das oficinas pelo cuidado com a sua própria segurança e nada mais. A gritaria teve inicio nesse ponto com cada qual arrastando seu material de serviço, fechando os carros e correndo para dentro das oficinas. Eram dez oficinas e não se podia observar movimentação alguma para o recomeço das atividades normais. A temperatura caiu vertiginosamente impedindo o trabalho dos pintores e a ação dos lanterneiros. Era chuva muita, dessas que engrossam cada vez mais a todo instante alagando ruas e calçadas a impedir a ação dos próprios trabalhadores das lojas de artigos automotivos. Foi então a gritaria.
Mecânicos:
--- É chuva muita. – diziam uns.
--- Engrossa o caldo Arnaldo! – alguém dia se referindo as bebidas.
--- O negocio é cana! – outro falava a se esfregar todo com os seus próprios braços.
E foi assim à tarde e noite daquele dia. Arnaldo era dono de um sujo boteco de vender, principalmente bebidas. Ao escutar o seu nome se virava e torcia o braço para cima como a quem dizer:
Arnaldo:
--- Vamos dá-lhe!  – e sorria eufórico a limpar o balcão.
O temporal veio com relâmpagos e trovões. Em determinado instante o céu estremeceu por causa de um forte trovão. E tudo ficou escuro de repente. Apesar da claridade da tarde, até mesmo as lâmpadas dos postes acenderam inesperadamente. A chuva cada vez mais forte interrompeu até mesmo o fornecimento da elétrica para certos pontos da cidade, caso só a conhecer no dia seguinte ao se fazer um balanço dos estragos causados pela deficiência de iluminação. Se nas ruas tinha luz essa mesma faltava na maior parte da capital a deixar as donas de casa em polvorosa.
Já estava a anoitecer quando Otília chegou toda envergada de braços unidos ao corpo a gemer como quem padecia uma forte dor e passou por Isabel adiantando para sua colega ter tirado o feto. E por tudo feito ela teria de ir se deitar,  pois as dores eram lancinantes. Isabel ouviu e nada comentou para não dar vazão à dona Marina de todo o saber. Isabel estava servindo às mesas postas do lado de dentro da pensão, motivadas pela tempestade de raios e trovões arrebatantes onde havia até mesmo falta de luz. E até na pensão. Dona Marina usou o método antigo: lampião de gás.  Embora se aquecesse no fogão à carvão, a mulher sentia frio intenso a todo instante. Quando Otília voltou à mulher nem chegou a prestar atenção. Foi nessa ocasião ter um senhor de nome Gonzaga a indagar se a outra moça do serviço estava adoentada que dona Marina falou:
Marina;
--- Não sei! Ela saiu. Com esse inverno..... Mas deve voltar ainda hoje. – respondeu com a fala arrastada a mulher.
Gonzaga:
--- Mas a moça já voltou. Estava toda encorujada. Pobre coitada. É essa chuva mesmo! – deduziu seu Gonzaga.
Marina:
--- Ela voltou? Eu nem vi. Essa menina, você viu Otília? – indagou um pouco displicente a mulher.
Isabel:
--- Ela está no quarto. – falou Isabel sem tecer comentário.
Marina:
--- Pois chame a moça. Aqui só tem você. Chame a moça. – falou arrastada dona Marina.
E Isabel, sem mais nem menos foi correndo ao quarto de Otília avisar ter dona Marina tomado  conhecimento ter a moça retornado. E não podia dizer outra historia.  Queria Isabel saber qual historia teria para contar:
Otília:
--- Eu estou muito doida. Diga a dona Marina que eu estou passando mal. Ela vai entender. - ressaltou a moça toda se contorcendo de dor.
Isabel:
--- Ela vai entender o que? Que você tirou a criança? – indagou assustada a moça.
Otília:
--- É. Sim. Diga a ela! Eu não aguento mais! Ai que dor! – respondeu a moça a lacrimejar com a dor terrível.
Isabel:
--- Meu Deus! Você está cheia de sangue! Olha o colchão?! – falou alarmada Isabel olhando para baixo da coberta de Otília! E pôs a mão da boca com os olhos bem abertos.
E finalmente saiu do quarto com imensa pressa assustada por demais e a chorar também com a certeza de dona Marina entender a situação de Otília. E foi em um minuto a contar para a mulher com respeito a situação da antiga domestica da pensão. A chuva caia a píncaros sobre toda a cidade, No bairro onde ficava a pensão à lama já atingia meio metro não permitindo o transito de carros pequenos. Apenas caminhões e ônibus podiam transitar sem maior susto. Além do mais havia falta de luz e não se sabia quando devia voltar à energia. Isabel contou o que não queria e a senhora da pensão logo se alarmou:
Marina:
--- Morrer? Na minha casa? Nunca! Pode mandar a moça encher a mala! Ora mais! Eu tô mole mesmo! Os outros fazem o serviço e vem morrer às minhas custas! Pode mandar a moça procurar outra cova! Eu não estou dizendo! – fez ver a mulher cheia de ira.
E nessa ocasião os ânimos se aqueceram dos demais consumidores noturnos. E um foi o próprio Gonzaga a indagar o estado de saúde da moça. Com isso Isabel falou:
Isabel:
--- Ela está morrendo. Tá um monte de sangue assim! – relatou a moça fazendo gesto com as mãos.
Gonzaga:
---Deixa-me ir até o quarto, velha? – perguntou Gonzaga a dona Marina. O homem costumava chamar a mulher de “velha”.
Marina:
--- Que me importa! Vá morrer noutro terreiro! – comentou com muita ira a mulher.
Gonzaga mais Isabel foram até o quarto de Otília. A turma quase toda foi ver a mulher. Na ocasião, Gonzaga nada indagou. Apenas disse à moça:
Gonzaga:
--- É melhor leva-la para o hospital. Eu peço a Meio Veio e ele leva agora. – relatou Gonzaga falando com Isabel.
Isabel:
--- Quem é esse homem? – perguntou assustada a nova domestica.
Gonzaga:
--- Meu Veio? É um homem. Ele leva na hora. Vou buscar o carro. – falou Gonzaga e saiu mais que depressa.
A mulher se esvaia em sangue. Sua palidez era enorme. Quem a viu procurava correr do local com bastante temor.  A certa altura, Otília já nem podia mais falar. Quase todo o sangue correu de vez. Isabel não sabia o que fazer para contornar a situação grave por demais. A hemorragia era provável de um rompimento de uma artéria. A mulher podia ter a morte quase imediata por soltar todo o sangue em jatos fortes e rápido. Isabel se lembrava de caso semelhante ocorrido onde morava. A mulher corria risco de morte e, em vez de deixar a pessoa apenas deitada, procurava manter a pessoa um pouco mais elevada do que seu próprio coração e fazer pressão por dez minutos em cima do local do sangramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário