domingo, 27 de maio de 2012

ISABEL - 04 -

- Keira Knightley -
- 04 -
CININHA
O balaieiro ainda ofegante pela pressa como chegou à pensão de dona Marina nada tremia e apenas era só um homem de carregar balaio e, em certas ocasiões, reportar os notáveis acontecimentos havidos na Capital e mesmo no interior próximo ou distante. Ele era como um homem que sabia de tudo ou de nada sabia. Robusto, moreno, roupas aos trapos e quase sem botões na camisa, mãos enormes, braços fortes, todos os fregueses da pensão o conheciam por simplesmente Canhão. Se, na verdade, Canhão tinha um nome de batismo, nem ele mesmo sabia dizer, porquanto do seu apelido era só o quanto atendia. E nesse dia Canhão já estava com a notícia de patente morte acontecida:
Canhão:
--- Ali! Foi bem ali! O povo todo está lá! Um homem pegou a mulher com outro e deu só uma peixeirada na virilha! Ela botou todo o sangue pra fora! Morreu! Eu vi! Estava lá! O homem fugiu! E ninguém sabe pra onde! – relatou Canhão, apressado por demais e limpando o rosto de suor.
Canhão trazia um balaio vazio e, pois na parede da casa. As mulheres ficaram abismadas e dona Marina ainda perguntou:
Marina:
--- E quem é a mulher? – perguntou mexendo um tacho de comida a trazer na sua barriga.
Canhão:
--- Cininha! Parece! É mulher da vida! – respondeu o homem forte.
Canhão, quando andava parecia até um homem saído da caverna. Era banzeiro e caminhava como o homem a trazer o mundo em suas mãos. Ao dizer ser a mulher uma prostituta, o caso parecia ter encerrado. É tanto que os circunstantes retomaram às suas atividades comuns: apenas comer e sem mais comentar.
Circunstante:
--- Ah! Cininha! Eu sei quem era! Bonita! Mas era de todos! – comentou um dos circunstantes.
Circunstante – 2:
--- Eu sei quem era o homem com qual viva atualmente. Era José Palácio. Era qualquer um. Vivia do que as mulheres davam a ele. Espécie de gigolô. Eu sei quem é! – teceu comentário outro da mesa.
E a conversa girou em tono de Cininha, cada um contando o saber da dama da noite. Outros falavam do tempo em que era ainda adolescente a mulher. Cada um que tivesse uma história diferente para contar. Houve até um caso de um mecânico a dormir no banco de um velho carro o qual não servia para nada, a espera do bar fechar para ele poder buscar Cininha.
...
Cininha:
--- Que estás fazendo ai? Eu não gosto que você me espere. Eu fico enquanto tem gente! – proferia Cininha com a cara abusada.
Mecânico:
--- Ora! Eu não gosto quando você fica! – dizia o homem acabrunhado.
Cininha:
--- Ah lá! Pois se quiser é assim. Se não quiser pode passar! – respondia a dama.
Mecânico:
--- Mas eu gosto de você. É só isso! – falava o mecânico como a pedir clemência.
Cininha:
--- Gosta porque quer! Eu não pedi! A rua é larga! Eu tenho a minha vida! E é com ela que vou viver até a morte! – falou com muita raiva a mulher.
Mecânico:
--- Não diga isso Cininha! Você é uma pessoa descente. Tem tudo para ser gente grã-fina. Eu mesmo posso dar outra vida a você! – disse mais assustado o mecânico.
Cininha:
--- Coma moléstia que tu ganha? A-ra! Va esperando! Nunca você vai ter a satisfação de me ter como mulher somente sua! Eu tenho os meus convidados! Eles têm dinheiro de monte! E é com eles que eu faço meu pé de meia! – respondeu a mulher de forma arisca.
Mecânico:
--- Eu tiro minha vida se você não me aceitar! – repostou o mecânico com a cabeça pendida.
Cininha:
--- Tira a sua vida? A-ra! Tira nada! Você nasceu pra ser corno! Ou comigo ou com outra! A sua mulher foi à primeira! De chifre não se morre! – fez ver Cininha.
...
Circunstate-2
--- E no outro dia encontraram o mecânico enforcado é uma arvore. – disse o circunstante.
A conversa ainda durou mais algum tempo a se falar da vida das mulheres perdidas, das damas da noite quanto acalmava no comércio. Então era a vez das mulheres começar a fazer a vida com uns e com outros.
As horas passavam e os comentários sobre Cininha foram se acalmando porque nenhum consumidor aparecia para levantar o assunto. Por vezes, um motorista vinha toar café por alguns instantes e logo voltava. Hélio, filho de dona Marina, apareceu de repente dizendo apenas a estar de viagem no caminhão de Otacílio para pegar frutas em Estado vizinho. Talvez ele somente voltasse dentro de três ou quatro dias.
Hélio:
--- É a viagem de sempre. Otacílio está ocupado com entrega de jornais. E, eu sou o único em que ele confia. – sorriu leve o rapaz.
Isabel:
--- Qual cidade? – indagou a moça querendo saber se era perto ou longe de seu lugar.
Hélio:
--- Eu vou a várias. Macaxeira, Peroba, Montes e outras. Você conhece? – indagou sorrindo o rapaz.
Isabel:
--- De nome, apenas. Nunca fui. – relatou a moça lavando panelas.
Hélio:
--- É bom. Lugares de gente pobre, porém rica de afeto. – reconheceu o motorista enquanto arrumava a suas roupas de viagem.
A sua mãe disse apenas ter colocado o macacão em cima de tudo, na mala onde se punha roupas.
Marina:
--- Ali! – e apontou a mala ao rapaz.
Hélio foi vera mala e tirou seu macacão de viagem. E respondeu a sua mão ter ainda um outro macacão. Um sujo de graxa.
Hélio:
--- Está todo suje de graxa. Ele eu quero levar. Se houver necessidade eu uso o velho. – responde o rapaz.
Marina:
--- Aquele, eu limpei. Está no varal. – respondeu a mulher.
Hélio:
--- Ô mãe. Não precisava lavar. É o macacão de trabalho. – reclamou o rapaz procurando a roupa no varal do lado de fora da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário