sexta-feira, 17 de maio de 2013

"NARA" - 57 -

- Tainá Muller -
- 57 -
MULTIUNIVERSO
Após alguns instantes voltou à sala de visita o velho Sisenando. Ele ouviu as risadas das moças e parece não se conter. Apesar de tudo, o seu futuro genro, Eurípedes quis fazer os melhores afagos ao falar para o advogado Nestor dos Santos algo de mais para o seu dileto e espirituoso amigo Sisenando. E foi assim que se deu:
Eurípedes:
--- Eu sei que os senhores já foram apresentados. Mesmo assim eu gostaria de falar um pouco mais do homem que não acredita em Deus. – sorriu o médico.
O advogado se adiantou e apertou a mão novamente do velho Sisenando. E calou, pois sabia ter ele sido afrontado de forma singular. E seria certo haver uma resposta.
Sisenando:
--- O senhor é mesmo um gozador. – sorriu o velho. – Bem. Se quiser saber: eu creio naquilo que tem consistência. Se o senhor me provar a existência de um elemento chamado Deus, então eu mudo o meu pensar. – falou austero o grande mestre.
Nestor:
--- Mas é verdade que o senhor não acredita? – perguntou o advogado.
Sisenando:
--- Quer saber a verdade? Não creio. Eu como outros pilares dessa nossa existência. Para falar a verdade temos Nietzsche, Kant, Descartes, Spinoza, Bertrand Russel entre os demais. Não acreditar em um ser supremo chamado Deus, isso já um grave perigo para a Igreja Romana. E como para as demais Igrejas: Judeus e Islamitas. É bem comum se falar que tudo era “escuridão” no início. Mas, se o senhor faz questão em saber, hoje em dia se conta trilhões de Universos. Isso quer dizer: Não é apenas o nosso Universo. Ao contrário, tem outros vivendo sobre e sob o nosso Universo. – fomentou o mestre.
Nestor:
--- Mas a Religião explica que Deus criou o Universo. – falou o advogado.
Sisenando:
--- O senhor está falando pela fé. Eu estou falando pela razão. Não se mistura fé com razão. Em toda sala de aula se fala em fé. Nunca se diz razão. – retrucou o grande mestre.
Nestor:
--- Mas o senhor afirma ter outros Universos? – indagou o homem.
Sisenando:
--- Sim. É claro. Trilhões! Trilhões! Esse Universo é um local muito violento. Galáxias colidem e estrelas são “engolidas” e explodem. Temos algo interessante: a Terra. Seres conscientes e sensíveis. Muita gente se impressiona que o Universo em bilhões de anos tenha dado a conhecer seres saibam reconhecer sua complexidade. Na antiguidade, os homens enxergavam a Terra como um firmamento de neve. Eu estou falando apenas na Terra que o nosso planeta. Essa gente acreditava que o Universo existia em um domo similar a Terra. E mesmo assim não era questão de quem o havia criado. Isso até a Idade Média. Por esse tempo cientistas desenvolveram sofisticadas teorias novas sobre a enormidade do Universo e nosso lugar nele. – salientou o grande mestre.
Nestor:
--- E nessas teorias não havia lugar para Deus? – indagou o doutor.
Sisenando:
--- Não. Não havia. Por exemplo, o Sol nosso é uma estrela entre bilhões que existem no meio de uma galáxia. Há centena de bilhões de estrelas. Não há conceito de que nos criou. Isso é um Universo. Um mundo. A maioria dos cientistas acredita que parece haver um código cósmico. Tudo no Universo é determinado pelas forças fundamentais da Natureza. Como tudo está equilibrado no Universo, a vida inteligente jamais teria se formado se a matéria tivesse se formado nesse mesmo Cosmo. A combinação de Hélio e Hidrogênio em elementos mais pesados. Como o carbono que forma as bases de todos os seres vivos. – explicou o mestre.
O mestre Sisenando ao falar assim, não raro alteava a voz. Em outras ocasiões falava brando. Ele tinha vez de olhar para a porta e distinguir o Céu. Em outras ocasiões, ele cruzava os braços junto ao seu peito. Em outras ocasiões ele levantava a mão de forma a soerguer o dedo indicador para o alto e começava falar sobre tudo o que pensava. Em seguida abaixava a cabeça apenas a pensar tendo os braços cruzados sobre o busto. Eurípedes o notava em suas mímicas como a querer saber de tudo o que falava. O médico pensava:
Eurípedes:
--- “Esse homem é louco ou realmente sabe muito bem o que diz sem qualquer formação. Ele é como um ser de outro planeta!” – pensava consigo o médico.
Advogado:
--- E o que o senhor tem a dizer sobre formação de novas estrelas? – indagou o homem.
Eurípedes:
--- O senhor está a perguntar sobre estrelas. É completamente diferente de astros. Bem. As estrelas explodem – pluft – para a formação de novas estrelas. E afinal, a vida. O Mundo é extremamente engenhoso. É a manifestação de algo realmente extraordinário. A sintonia fina alguma coisa ajustou a si. A física exercesse um papel muito bem nesse caso. Porém, a precisão universal não prova nada como um chamado Deus. Houve um evento da criação da vida no Universo. Chaga-se ai a teoria dos Universos múltiplos. Um grande número de Universos, talvez infinito possa existir em um vasto hiperespaço. Alguns Universos contêm carbono e oxigênio, estrelas e gravidade. Em contra partida, outros não contém nada disso. Agora, nós estaríamos em um Universo complexo que culmina com a vida. – explicou o grande mestre.
O advogado Nestor dos Santos observou Eurípedes por um segundo de tempo e nada fez como sorrir. Apenas soergueu bem mais altivo a sua fronte para formular outra questão.
Advogado:
--- Não seria este fato um meio da estatística? – indagou o homem com a cabeça altiva.
Sisenando:
--- Bem. A maioria desses Universos não abriga a vida inteligente. No entanto isso fica apenas para alguns Mundos. É uma verdadeira loteria Cósmica. Não se pode existir em um Mundo hostil a vida. Haver uma multiplicidade de Universos é uma consequência simples e natural de um modelo de nosso próprio Universo. Eu estou falando em Universo. Não em Via Láctea. Universo. Veja bem no que eu falo! – disse o mestre assumindo os braços como uma forma de falar de um Mundo.
Advogado.
--- Entendi perfeitamente. Universo cósmico. Veja que o físico Paul Davis disse que trilhões e trilhões de Universos seria levar a extremos Cósmicos. Verdade? – indagou o advogado.
Sisenando:
--- Bem. Esse debate pode entrar em uma fase explosiva. Novas e impressionantes teorias sugerem que pode existir uma dimensão inexplorada a milímetros de distancia de cada pessoa. Alguns cientistas trabalham na teoria chamada de Santo Graal da Física. É uma teoria que pode explicar todo o Universo. Essa teoria se chama de “Teoria das Cordas”. É  uma teoria de se juntar todas em uma só teoria. É tanto que dessa forma não teremos mais nada a concluir. Esse teoria  já sugere implicações muito atraentes sobre dimensões nunca exploradas. A ideia básica da Teoria das Cordas é de que há blocos fundamentais de energia que se pode se chamar cordéis que vibram de maneira bem diferentes. E os vários modos de vibração correspondem diferentes tipos de partículas desiguais que se observa no Universo. – pontificou o grande mestre.
Advogado:
--- E essa teoria constrói o que? – pergunto o advogado
Sisenando
--- Os blocos constroem a energia e a matéria. A matemática sugere que as cordas devem vibrar não só nas cordas das três dimensões. Mas em um número maior. E daí a questão: onde  estão tantas dimensões extras? Para alguns renomados físicos as tais dimensões podem ser de volumes tão pequenos que se pode nunca conseguir detecta-las. Outros admitem que algumas dessas dimensões podem estar fora desse Universo, no chamado Superuniverso. – pontificou o mestre.
Eurípedes:
--- O caso é amplo demais. Podia-se combinar uma conferência sobre o assunto. Reuniríamos homens cientistas, matemáticos, físicos e toda essa gente para debater tal assunto. – falou como um magistrado.
Advogado:
--- Eu aprovo a ideia.  – rebateu o advogado.
Sisenando:
--- Menos eu. Eu serei apenas ouvinte. Vou lá me meter nessa confusão? – sorriu o mestre.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário