sábado, 18 de maio de 2013

"NARA" - 58 -

- Dani Moreno -
- 58 -
DIMENSÕES
O assunto não terminou nesse tempo. As três moças seguiram para o interior da habitação, a sorrir constantemente por ter a senhorita Tâmara Peluso revelado ser a noiva de Fred, jovem mancebo no concerto a ter lugar no mês de agosto no teatro da cidade. O menino Netinho abriu os braços para ficar com a sua mãe Nara. Essa o acolheu. Margarida estava a varrer o beco de a saída por trás de residência. Dona Ceci se viu desocupada e voltou a sua máquina de costura.
Ceci:
--- Conversem. Podem conversar. – sorriu a mulher.
Nara;
--- Ora minha mãe. São assuntos de moças. -  rebateu a filha a sorrir
Na sala de entrada, continuava o debate em torno do Universo entre Sisenando e os dois amigos: o advogado Nestor dos Santos e o médico Eurípedes. Após se discutir de fazer um simpósio, seminário ou conferencia, o que desagradou sobremaneira o mestre Sisenando o assunto teve continuidade.
Sisenando:
--- É provável que nosso Universo, as quatro dimensões observadas, seja como uma membrana em um Superuniverso multidimensional. Esse Superuniverso está em uma dimensão diferente. Mas como ele pode existir sem que se saiba? Simples: não haveria profundidade. No nosso Universo não há na frente e atrás. Se a lei da física fosse limitada a funcionar em certo número de dimensões não se poderia experimentar uma dimensão perpendicular às outras dimensões. A pessoa não pode ir para dentro ou para fora. Pode haver dimensões que nunca serão detectadas. No entanto, os habitantes dessas novas dimensões podem chegar bom próximo de mim sem que eu saiba. Pode haver formas de vida inteligentes que vivem nesses cenários multidirecionais. São elementos que afetam os nossos existir. Agora, não há um velhinho barbado puxando essas cordas. – explicou o mestre.
Advogados
--- Quantas dimensões existem na teoria das cordas? – indagou o homem.
Sisenando:
--- São onze dimensões. Mas há uma quantidade imensa de ajustes perfeitos. – disse o mestre.
Advogado:
--- Mas há uma possibilidade de se viajar no tempo? Futuro ou passado? – indagou
Sisenando:
--- É um caso a se pensar. Seu o senhor pretende ir ao seu passado, ver o seu avô, isso não é possível. Pois o senhor está interagindo no vosso futuro. Se o senhor for ao futuro, não pode ir, pois não vai conseguir alterar o seu atual presente. Milagres não acontecem. Tudo pode ser explicado pela lei da natureza. De um modo simples, há o código cósmico. Mas. Não por uma questão de um ser. A natureza já admite se construir mais de uma “casa” no nosso Universo. Esse maravilhoso Mundo é simplesmente matemático. Teve alguém há pouco que pesquisou a matemática ou a origem oculta da natureza e encontrou provas matemáticas da formação do Universo. Os últimos projetos da teoria quântica permitem que Universos inteiros se formem espontaneamente. Tudo ou qualquer coisa pode surgir do nada. Em recente artigo um cientista disse ter visto a formação de um novo Sol. Esse sol surgiu do nada. Muito embora o nada não exista. A criação desse novo Sol surgiu como em uma teia de aranha, vindo de um espaço existente naquele ponto. Na verdade era um nada. Mas a física não desmente que o nada não existe. O nada existe, pois quando surge um Sol, ele não veio apenas do nada. Ele estava ali há bilhões de anos. No núcleo. Apenas veio a flora. É como um tumor. Ele parece surgir do nada. Mas na verdade, ele veio e se formou em uma pessoa ou animal para ter a sua própria vida. – explicou o grande mestre.
Advogado;
--- Então não seria Deus para criar o Universo? – indagou.
Sisenando:
--- Não existe esse ser tão divino. Ele ou o que surgiu adotou as leis da física. O nada se refere a vácuo quântico regido pelas leis da física. Porém, o que se diz é que o Universo se curvou como outra dimensão do espaço. Espaço e tempo não tem limite. De modo que viajar no tempo não tem sentido algum. Ninguém pode ir onde nada existe. O tempo começa com o Universo. Igual ao espaço. Não há primeiro momento. O Universo não teve começo e não terá fim. Por isso, o Mundo não precisou e chamado criador. Os argumentos padrão que justificam um Criador não se sustentam. Para mim, o Universo se expande para trás no tempo. Seu ponto inicial é uma condição não clara. - explicou  o grande mestre.
Advogado:
--- Então, o que ensinam as religiões é pura especulação humana? – perguntou
Sisenando:
--- É evidente. Não se mistura fé com razão. As religiões foram criadas quando não se conhecia outras coisas. – replicou o grande mestre.
Advogado:
--- Então uma consciência divina não existe? – indagou
Sisenando:
--- Quando os navegantes procuraram descobrir outros mundos aqui na Terra, encontraram povos atrasados que foram sanguinários ou dementes a ponto de os chamarem de deuses. Agora, se os alienígenas julgavam não ser um deus que as pessoas procuram? Então está ai  a questão. Homens das estrelas podem um dia chegar e criar Universos inteiros. Poder-se-ia criar como quisesse e essa manipulação poderia se estender ao ponto da própria lei da física e se conseguiria criar Universo do modo como nunca havia antes. Fazia-se um Universo original. E isso está na Teoria das Cordas. Um Universo novo como um projeto de física. – pontuou o mestre
Advogado:
--- Muito bom. Será que existem Planetas como o nosso no Universo? – indagou o homem.
Sisenando:
--- Há o interesse de se encontrar Planetas parecidos com o nosso lar. Tais questões são feitas a milhares de anos. O que eu ouço são dos cientistas dizerem que se está mais perto de encontra esses Planetas. Acontece que existem trilhões de Planetas no Universo. Desde que o homem olha para as estrelas se questiona por haver outro Planeta igual ao seu. A água é fundamental. E prevalece no Universo. Outro fator: as moléculas. E a fonte de energia. São três fatores. E na Terra temos tudo isso. Qualquer outro Planeta existente será copia fiel da Terra. Astrônomos já encontraram mais de 300 exoplanetas. Tais Planetas orbitam fora do nosso sistema solar. São planetas gigantescos bem maiores que a Terra. – revelou o grande mestre.
Advogado:
--- Quem busca tais planetas? – indagou
O homem abaixou a cabeça e logo depois a elevou para o firmamento impossibilitado de observar por causa do telhado da sua residência. Mesmo assim, continuou. Escavando o chão da sala com o pé Sisenando voltou a falar.
Sisenando:
--- Nos Estados Unidos tem um deles. Fica lá para cima, na Universidade de Seattle, em Washington. Os cientistas vêm pesquisando Mundos que podem existir no Universo ainda inexplorado. Diz cientistas ser possível construir algo como a Terra. Na Universidade tem programas como cópias estranhas da Terra repleta de plantas de cor vermelha intensa ou mesmo negros. Isso porque a luz do astro varia imensamente.  O certo é que os astrônomos já descobriram essa quantidade de planetas. – revelou o mestre.
Advogado:
--- A água é uma substância incrível. Estamos numa coqueteleira cósmica. – falou o advogado
Eurípedes:
--- A água faz com que as radiações químicas aconteçam e leve a geração da vida. – falou o médico.
Nesse momento veio de dentro da sala de jantar, dona Ceci com copos de refrescos, biscoitos, bolachas salgadas feitas na pastelaria próxima e um vinho tinto português de marca famosa. A mulher sorriu e disse apenas:
Ceci:
--- Faz favor. Não é custo. – falou a mulher com um sorriso disfarçado.
Os dois homens sorriram e de imediato colheram os biscoitos e o vinho deixando de lado o refresco. O mestre não fez questão em beber tal porção. E dispensou para um lado aquilo que sobrava. Houve insistência de Eurípedes e Sisenando balançou a mão a preferir olhar a rua onde pessoas passavam de um lugar a outro a conversar coisas se graça. Da meia porta aberta Sisenando ouviu o canto de um sabiá enjaulado. Era de José Menino, criador de aves domésticas. José Menino mantinha uma casa de venda de aves, gaiolas, viveiros, comidas e muito mais próximo a Freira do Alecrim. Nos dias de semana e até mesmo aos domingos o homem costumava frequentar seu estabelecimento. Quando não vendia, era para tratar dos pássaros enjaulados. Mas todo dia tinha gente a comprar ração de pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário